Busca avançada
Ano de início
Entree


Os cafés especiais no Cerrado Mineiro : o circuito espacial produtivo e os círculos de cooperação no município de Patrocínio, MG

Autor(es):
Rodrigo Cavalcanti do Nascimento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Vicente Eudes Lemos Alves; Mirlei Fachini Vicente Pereira
Orientador: Samuel Frederico
Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a regulação do circuito espacial produtivo dos pequenos produtores do município de Patrocínio (MG). Parte-se da hipótese que a produção do café do Comércio Justo pode atenuar a vulnerabilidade a que os produtores de café commodity estão fortemente submetidos. Porém, à medida que as grandes empresas de torrefação e moagem têm se apropriado do mercado do Comércio Justo, principalmente, a partir da última década, esse tem se comportado novamente como uma commodity. Originalmente, a produção do Comércio Justo assumiu características de uma espécie de anticommodity, devido à diferenciação qualitativa do produto e ao acesso privilegiado a determinados nichos de mercado. No entanto, a padronização estabelecida pelas empresas certificadoras tem promovido uma recommoditização da produção, ao permitir que as grandes empresas do comércio e de torrefação substituam os fornecedores, acabando com a identidade dos produtores. A presente pesquisa propõe analisar, no caso dos pequenos produtores do município de Patrocínio (MG), vinculados a Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER), como a produção do café do Comércio Justo, conjuntamente com a certificação FLO-Cert, promove ou não uma descommoditização da produção cafeeira, permitindo formas alternativas de inserção dos pequenos produtores nos mercados nacional e internacional. (AU)

Processo FAPESP: 11/16686-3 - O café orgânico no Cerrado Mineiro: O circuito espacial produtivo e os círculos de cooperação no município de Patrocínio (MG).
Beneficiário:Rodrigo Cavalcanti Do Nascimento
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado