Busca avançada
Ano de início
Entree


O aumento de transição de permeabilidade em mitocôndrias de camundongos hipercolesterolêmicos é consequência do aumento de síntese de colesterol ou da deficiência da NADP-transidrogenase?

Autor(es):
Ana Carolina Marques
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Nelci Fenalti Hoehr; Gilberto Eiji Shiguemoto
Orientador: Anibal Eugênio Vercesi
Resumo

Os camundongos hipercolesterolêmicos (LDLr-/-)provenientes do Jackson Laboratory são modelos experimentais valiosos para o estudo da aterosclerose. Estes animais apresentam elevadas taxas de lipogênese, processo que consome grandes quantidades de NADPH. Pesquisas recentes revelaram que esta linhagem possui, além da deleção do gene do receptor de LDL, uma mutação no gene da NADP- transidrogenase (NNT). A falta da NNT pode gerar estresse oxidativo devido ao fornecimento deficiente de NADPH mitocondrial. O objetivo deste trabalho foi investigar a participação da elevação da lipogênese e da deficiência de NNT sobre o estado redox mitocondrial e suscetibilidade à transição de permeabilidade mitocondrial (TPM). Para tanto foram comparadas três linhagens de camundongos: LDLr-/- (deficiente do receptor de LDL e da NNT), C57BL6/J (deficiente apenas da NNT) e C57BL6/JUnib (controle). Foram avaliados: o controle respiratório mitocondrial (consumo de oxigênio), o estado redox de NAD(P) (fluorimetria), a susceptibilidade à transição de permeabilidade mitocondrial induzida por cálcio (inchamento e dissipação do potencial elétrico de membrana (Δψ) sensíveis à ciclosprina A e a geração de peróxido de hidrogênio (H2O2) (Amplex red®) em mitocôndrias isoladas de coração e fígado. Observamos que não houve diferenças significativas nos parâmetros respiratórios mitocondriais nos dois tecidos das três linhagens estudadas. Como esperado, as mitocôndrias dos camundongos LDLr-/- e C57BL6/J não podem sustentar o estado reduzido de NADPH in vitro, uma vez que são deficientes de NNT. Observamos que houve diferenças significativas entre as 3 linhagens quanto à TPM da seguinte maneira: LDLr-/- > C57BL6/J > C57BL6/JUnib (controle) em mitocôndrias isoladas de fígado (inchamento e dissipação de Δψ) e em mitocôndrias de coração (Δψ). Além disso, a produção de H2O2 por mitocôndrias hepáticas seguiu o mesmo padrão, sendo LDLr-/- > C57BL6/J > C57BL6/JUnib (controle). Em conjunto, estes resultados indicam que a maior suscetibilidade à TPM das mitocôndrias de camundongos LDLr-/- está correlacionada com diminuição de NADPH, tanto por aumento de consumo (devido a elevada lipogênese) quanto por diminuição de sua produção (deficiência em NNT) (AU)

Processo FAPESP: 11/15103-4 - O estado oxidado de NADP de mitocôndrias de camundongos hipercolesterolêmicos é consequência do aumento de síntese de colesterol ou da deficência da NADP-transidrogenase?
Beneficiário:Ana Carolina Marques
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado