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Fauna brasileira retratada na literatura infantil: instrumento para a divulgação científica

Texto completo
Autor(es):
Graziele Aparecida de Moraes Scalfi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Germana Fernandes Barata; Norma Sandra de Almeida Ferreira; Maria das Graças Conde Caldas
Orientador: Germana Fernandes Barata
Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar os livros infantis como instrumento para divulgação científica, em especial os livros com potencial para divulgar a fauna brasileira, e contrapor-se ao livro Mami o quê? - um título infantil e interativo sobre os mamíferos brasileiros, por meio de um estudo de recepção com crianças de 3 a 6 anos do Centro de Convivência Infantil (CECI) da Unicamp. Acredita-se que, quando bem estruturados, os livros infantis podem ser excelentes aliados na divulgação da ciência e que eles podem sensibilizar, desde cedo, o público em relação ao tema, favorecendo a popularização científica e a consolidação de uma cultura científica na sociedade. A leitura é um convite para a criança pensar e fazer novas perguntas, logo, um livro de divulgação científica para crianças não deve ser um tratado sobre um tema científico nem um livro de estudo. A criança não deve se sentir obrigada a ler, mas sim cativada. Adicionalmente, o Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do planeta e, ainda assim, a fauna e a flora nativas são pouco conhecidas pela população brasileira. Um dos fatores que contribuem para este cenário é a influência que a mídia exerce pela veiculação de desenhos animados, filmes, jogos e livros infantis que, frequentemente, destacam os grandes mamíferos africanos. Neste cenário, os livros infantis mostram-se um instrumento eficaz para auxiliar na comunicação, introdução e apresentação, desde a infância, da importância do que é genuinamente brasileiro para, quem sabe, despertar para a importância de se preservar essas espécies. De abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) na seleção de livros realizada, para verificar as estratégias adotadas pelos autores para divulgar os conhecimentos da ciência animal e avaliar a linguagem, o conteúdo e a imagem empregados, à luz da divulgação científica. Com um referencial teórico e sólido sobre a literatura infantil como ferramenta para a divulgação da ciência, foi possível avaliar o livro Mami o quê? por meio de atividades relacionadas ao tema e da inserção do exemplar no cotidiano das crianças, bem como, através da opinião dos pais e professores, tendo como instrumento os questionários. Esta pesquisa conclui que a literatura infantil pode ser aliada da divulgação da ciência, porém é preciso que os livros com este propósito se multipliquem. Quando o tema são os animais brasileiros, ainda são poucos os livros que se utilizam da divulgação científica para abordar o tema para crianças. Nesse contexto, o livro Mami o quê? apresentou potencial para divulgar a fauna brasileira, despertando o interesse das crianças, por meio de diferentes práticas. O livro não será capaz de suprir a carência de material sobre o tema ou ainda resolver a questão da divulgação da fauna nacional. Mas, pode contribuir para fortalecer iniciativas na área. Acredita-se que ainda são necessários esforços para produzir atividades que difundam a fauna brasileira, através de diferentes estratégias, tais como livros, filmes, desenhos e jogos. A fauna brasileira precisa ser "descoberta" para ser respeitada, valorizada e conservada (AU)

Processo FAPESP: 12/08727-4 - Fauna brasileira retratada na literatura infantil: instrumento para a divulgação científica
Beneficiário:Graziele Aparecida de Moraes Scalfi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado