Busca avançada
Ano de início
Entree


Expressão e produção de IL-6, TNF-'alfa' e MCP-1 por fibroblastos (3T3) e odontoblastos (MDPC-23) após exposição a bactérias orais

Autor(es):
Carolina Carvalho de Oliveira Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Ericka Tavares Pinheiro; Flaviana Bombarda de Andrade; José Flávio Affonso de Almeida; Caio Cezar Randi Ferraz
Orientador: Alexandre Augusto Zaia
Resumo

A polpa dentária contém uma heterogeneidade de células, dentre elas destacam-se os fibroblastos e odontoblastos. Quando este tecido é agredido por micro-organismos ou seus bioprodutos, fibroblastos e odontoblastos secretam diversas citocinas inflamatórias para ativação do sistema imune, dentre estas TNF-'alfa', IL-6 e MCP-1. Este estudo avaliou a expressão gênica e a produção de citocinas inflamatórias após o contato in vitro das espécies Sreptococcus mutans, Porphyromonas gingivalis, Enterococcus faecalis e seus bioprodutos com odontoblastos e fibroblastos. A expressão gênica foi avaliada por RT-qPCR e as proteínas foram quantificadas por meio de citometria de fluxo, tipo CBA, nos períodos de 4, 8 e 24 horas. As bactérias estudadas promoveram sensibilização das células para expressão e produção das citocinas IL-6, TNF-'alfa', e MCP-1 principalmente nas primeiras 8 horas de contato. Tanto o contato direto com as bactérias como o contato com seus bioprodutos resultaram em estímulo para as células, contudo, o contato direto com as bactérias S. mutans e E. faecalis se mostrou mais eficiente para a estimulação de expressão e produção de citocinas. Por outro lado, o contato indireto com P. gingivalis mostrou ser mais efetivo para estimular a produção das citocinas. Desta forma, pode-se concluir que odontoblastos e fibroblastos são capazes de expressar e produzir citocinas pró-inflamatórias a partir de diferentes contatos quando estimulados por tipos bacterianos distintos. (AU)

Processo FAPESP: 11/08360-0 - Análise do efeito de bactérias relacionadas às infecções endodônticas e seus bioprodutos na produção de citocinas e quimiocinas inflamatórias por fibroblastos e odontoblastos - in vitro.
Beneficiário:Carolina Carvalho de Oliveira Santos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado