Busca avançada
Ano de início
Entree


Modelo de distribuição de sedimento em area de plataforma marinha: um exemplo do cambriano da faixa sergipana (Formação Lagarto, Dominio Estancia, Sergipe)

Texto completo
Autor(es):
Pedro Henrique Vieira de Luca
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Giorgio Basilici; Ticiano José Saraiva dos Santos; Andre Oliveira Sawakuchi
Orientador: Giorgio Basilici
Resumo

Áreas costeiras de planície de maré. cujos processos deposicionais são influenciados por ondas, são pouco conhecidas em sistemas deposicionais atuais e antigos. A Formação Lagarto representa um destes sistemas deposicionais misto com influência da atividade de maré e ondas. Este trabalho descreve os sedimentos que se desenvolvem neste sistema, interpreta os processos deposicionais e define um modelo de distribuição de sedimentos para esta formação. A Formação Lagarto pertence ao Domínio Estância, Faixa Sergipana e aflora nos estados da Bahia e Sergipe. Reconheceram-se seis litofácies sedimentares compostas de arenitos e lamitos, que formam três elementos arquiteturais: Depósitos de intermaré inferior, Depósitos de intermaré intermediário e Depósitos de intermaré superior. Os elementos arquiteturais são gerados pela inter-relação entre processos deposicionais de maré e oscilatórios (ondas de tempo bom e tempestade). Foram reconhecidos dois processos principais de distribuição horizontal dos sedimentos. No primeiro, os sedimentos são transportados pela ação de fluxos unidirecionais decorrentes das correntes de maré (fluxos de enchente e de vazante de maré). No segundo processo, os sedimentos são erodidos e transportados da porção mais distai para a mais proximal por fluxos oscilatórios ou combinados derivados de tempestade. De uma forma geral, há uma diminuição da granulação (formada, predominantemente, por areia fina e média fina na região de intermaré inferior e por lamito e areia muito fina na região de intermaré superior) e da espessura das camadas areníticas em direção à costa. Atribuiu-se para a Formação Lagarto um sistema de deposição transicional, desenvolvido em planície de maré aberta (Open Coast Tidal Fiat) (AU)

Processo FAPESP: 06/05890-0 - Modelo de distribuição de sedimento em área de plataforma marinha: um exemplo do cambriano da faixa sergipana (Formações Lagarto e Palmares, Domínio Estância, Sergipe)
Beneficiário:Pedro Henrique Vieira de Luca
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado