Busca avançada
Ano de início
Entree


Metaheuristicas multiobjetivo para o problema de restauração do serviço em redes de distribuição de energia eletrica

Autor(es):
Vinicius Jacques Garcia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Christiano Lyra Filho; Luiz Carlos Pereira da Silva; Carlos Alberto Castro Junior; Jose Roberto Sanches Mantovani; Felipe Martins Muller
Orientador: Paulo Morelato França
Resumo

Depois da regulamentação do setor elétrico brasileiro, a qualidade no fornecimento de energia ganhou maior importância por parte das concessionárias. Neste contexto, o problema de restauração do serviço tem particular relevância pela relação com a freqüência e duração das interrupções no fornecimento: através de alterações na configuração original da rede, busca-se reduzir a carga não atendida sem deixar de observar as restrições de capacidade dos alimentadores, de queda de tensão nas barras de carga e de radialidade da rede. Considerando o caráter temporário destas manobras, torna-se desejável reduzir o grau de intervenção de modo a facilitar a restauração da configuração original. Nesta tese é considerado o problema multiobjetivo de restauração do serviço que compreende a minimização da carga sem fornecimento e do número de chaves manipuladas. Depois da definição matemática do problema, da revisão da literatura especializada e da descrição de um "framework" para problemas relacionados, são descritas duas heurísticas, uma construtiva e outra de melhoramento. A seguir, apresentam-se duas metaheurísticas para o problema, uma Busca Tabu e um Algoritmo Evolutivo, ambas baseadas em otimização de Pareto. Por fim, por meio de estudos práticos com sistemas de distribuição brasileiros, avalia-se experimentalmente a aplicabilidade das abordagens propostas (AU)

Processo FAPESP: 02/08800-1 - Um ambiente para resolucao de problemas de otimizacao combinatoria multicriterio de sistemas de distribuicao de energia eletrica.
Beneficiário:Vinícius Jacques Garcia
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado