Busca avançada
Ano de início
Entree


Interpretação de dados de sensores remotos e dados aerogeofisicos como ferramenta na analise estrutural da area centro-oeste do sistema transcorrente Carajas (PA)

Autor(es):
Cleyton de Carvalho Carneiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociencias
Data de defesa:
Membros da banca:
Ticiano Jose Saraiva dos Santos; Waldir Renato Paradella
Orientador: Alvaro Penteado Crosta
Resumo

A área centro-oeste do Sistema Transcorrente Carajás abrange em seus domínios diversos depósitos minerais explorados pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O entendimento geológico e estrutural desta área favorece pesquisas prospectivas no contexto da Província Mineral de Carajás. Visando a análise estrutural da área, foram utilizadas imagens de sensores remotos (JERS-1/SAR, R-99B/SAR e Landsat 7/ETM+) e dados aerogeofísicos magnéticos (CPRM/PGBC-1020). A análise e interpretação desses dados, de forma individual e/ou integrada, permitiu a individualização de domínios litológicos e estruturais da área de estudo. Os resultados, combinados com a análise de dados de campo, auxiliaram na caracterização do quadro deformacional da área. O processamento dos dados aerogeofísicos permitiu a produção de imagens magnéticas que realçaram lineamentos regionais e domínios magnéticos. Com a análise do espectro radial da potência do campo magnético anômalo, tornou-se possível a estimativa de fontes profundas (aproximadamente 4,7 km) e fontes superficiais (aproximadamente 1,9 km), causadoras das feições magnéticas. A interpretação desses dados permitiu fazer a análise geométrica dos lineamentos e estabelecer a seqüência cronologia de eventos deformacionais, segundo as direções: E-W, NWSE, NE-SW, NNW-SSE e N-S. Dependendo do sensor utilizado, e das respectivas geometrias de aquisição das imagens, essas direções tendem a ser suavizadas e/ou ressaltadas (AU)

Processo FAPESP: 02/11984-7 - Análise dos elementos estruturais que compõem a falha Carajás a partir da interpretação de imagens de sensores remotos
Beneficiário:Cleyton de Carvalho Carneiro
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado