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Laboratório de relacionamentos estratégicos: nova metodologia educacional para o ensino-aprendizagem das relações públicas

Texto completo
Autor(es):
Ana Cristina da Costa Piletti Grohs
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Aparecida Ferrari; Vani Moreira Kenski; Margarida Maria Krohling Kunsch; Manolita Correia Lima; Brasilina Passarelli; Antonio Carlos Aidar Sauaia
Orientador: Maria Aparecida Ferrari
Resumo

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Relações Públicas (2013) foram configuradas de modo a incentivar a interdisciplinaridade (MOURA, 2015), a articulação entre teoria e prática e o papel estratégico da atividade na gestão dos relacionamentos entre a organização e os seus públicos (Parecer CNE/CSE nº85/2013). Entretanto, diante do uso exagerado de aulas expositivas nos cursos (FERRARI, 2017a) e o distanciamento entre as áreas de Relações Públicas e Administração (LEMOS, 1986; SIMÕES; 1995; ZAPATA, 1998; FERRARI, 2006; TORRES, 2010; FRANÇA, 2012), faltam iniciativas didático-pedagógicas que proporcionem aos estudantes um ambiente de educação gerencial capaz de integrar teoria e prática e recuperar o caráter sistêmico da organização. Esta tese teve como principal objetivo contribuir com subsídios teóricos e metodológicos para o uso de estratégias ativas no ensino-aprendizagem das Relações Públicas. Caracterizou-se como uma pesquisa educacional baseada em fundamentos construtivistas. Foram utilizados dados quantitativos e qualitativos obtidos por meio de: a) Pesquisa teórica sobre os temas didática na Educação Superior, educação das Relações Públicas no Brasil, a metodologia Laboratório de Gestão (SAUAIA, 2008, 2010, 2013) e a modelagem de simuladores organizacionais para apoiar jogos de empresas (GOLD e PRAY, 1990; GOLD, 2005; CANNON e SCHWAIGER, 2004, 2005a, 2005b); b) Pesquisa de campo (levantamentos, experiências em estágios docentes e estudos participantes) sobre o processo ensino-aprendizagem das Relações Públicas e o uso da metodologia Laboratório de Gestão e; c) Projeto Piloto no qual foi elaborado, testado e avaliado o simulador organizacional de Relações Públicas e Gestão (SimRPG) e o Jogo de Relacionamentos Estratégicos (JRE). Os resultados confirmaram os benefícios educacionais do uso combinado de simulador organizacional, jogo de empresas e atividades de pesquisa para promover experiências de aprendizagem gerencial teórica e empírica entre estudantes de diferentes formações, culturas e níveis de conhecimentos. Constatou-se que o SimRPG e o JRE contribuíram para a prática de conceitos de gestão e de Relações Públicas valorizando o caráter estratégico destas atividades no ambiente organizacional sistêmico. Concluiu-se que, além de uma inovação para o ensino-aprendizagem das Relações Públicas, o SimRPG e o JRE favorecem a autonomia e a criatividade docente e discente e auxiliam na adequação dos cursos às exigências das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013). Como principal contribuição, o estudo propiciou a configuração do Laboratório de Relacionamentos Estratégicos, uma metodologia educacional customizada para os cursos de Relações Públicas, apoiada pedagogicamente em fundamentos construtivistas e, metodologicamente, nos pilares conceituais do Laboratório de Gestão. (AU)

Processo FAPESP: 14/26010-5 - O estado da arte do ensino-aprendizagem dos cursos de relações públicas no Brasil: proposta de novas práticas pedagógicas apoiadas no conceito e metodologia de laboratório de gestão
Beneficiário:Ana Cristina da Costa Piletti Grohs
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado