Busca avançada
Ano de início
Entree


Pesquisa-ação de formação continuada em educação física no âmbito da dança : as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de educação física, arte e pedagogia

Texto completo
Autor(es):
Nilza Coqueiro Pires de Sousa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro).
Data de defesa:
Membros da banca:
Lenira Peral Rengel; Maria do Carmo Monteiro Kobayashi; Yara Aparecida Couto; Fernanda Rossi
Orientador: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Resumo

Na presente pesquisa-ação objetivou-se analisar, por intermédio de um programa de formação continuada em Educação Física, no âmbito da dança, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professores de Educação Física, Arte e Pedagogia, que atua na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, no que se refere ao ensino da dança na escola, visando a interdicisplinaridade entre as três áreas de conhecimento. O programa foi realizado por uma Universidade pública, em parceria com duas Secretarias Municipais e uma Diretoria Regional Estadual de Educação do interior paulista, a qual pautou-se nas contribuições da Dança Educativa, preconizadas por Rudolf Laban (1966, 1975a, 1975b, 1978a, 1978b). Na revisão da literatura, abordou-se a formação inicial, a dança educativa, a formação continuada e a proposta educacional. O método de abordagem do estudo de caso foi fundamentado na metodologia da pesquisa-ação, que privilegiou uma abordagem mista (quali-quantitativa). O material empírico foi constituído por questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos, análises documentais e observações da prática pedagógica de um grupo de professores. Na primeira etapa das coletas participaram quarenta e um professores, sendo que a segunda etapa da investigação foi constituída por um grupo de vinte e a última, referente à observação da prática pedagógica, contou com nove educadores. A análise foi realizada articuladam... (AU)

Processo FAPESP: 12/25430-5 - Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar
Beneficiário:Nilza Coqueiro Pires de Sousa
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado