Busca avançada
Ano de início
Entree


A natureza nos caminhos da ayahuasca : territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (RondôniaBrasil)

Texto completo
Autor(es):
Julien Marius Reis Thevenin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
José Mariano Caccia Gouveia; Encarnita Salas Martin; Sueli Angelo Furlan; Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray
Orientador: Edson Luís Piroli
Resumo

A relação que os grupos sociais estabelecem com a natureza está permeada pelos sistemas de representações e ideias, principalmente, os religiosos e filosóficos. Contudo a trajetória percorrida pela sociedade urbano industrial, baseada no lucro, tem conduzido a sérios problemas ambientais, dentre eles o desflorestamento da Amazônia. É na busca por relações que atribuam valores não econômicos à natureza que se inicia esta tese, desse modo, analisamos aqui a formação dos territórios religiosos de organizações que utilizam o chá Ayahuasca em seus rituais, no estado de Rondônia - BR, com enfoque na interação homem-natureza. Também conhecidas como religiões da floresta, pois surgiram nas primeiras décadas do século XX, em meio à floresta Amazônica, essas religiões foram fundadas por seringueiros nas suas três vertentes originais: Santo Daime; Barquinha; e UDV. A pesquisa sobre esses arranjos institucionais apresentou resultados que indicaram relações de êxito na conservação florestal associados a um processo crescente de ressacralização da natureza. A expansão territorial ayahuasqueira está relacionada ao crescimento e manutenção de áreas florestadas associadas aos plantios das espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, que compõe o chá Ayahuasca, em sistemas agroflorestais e com predomínio da agricultura orgânica. Nas 24 propriedades rurais mapeadas, a partir de classificação orientada a objeto e imagens de alta resolução espacial, 96,6% de todo o território permanece com... (AU)

Processo FAPESP: 13/02207-1 - Territórios ayahuasqueiros e a ressacralização da natureza: uma busca por novos caminhos para a conservação florestal na Amazônia (Rondônia-Brasil)
Beneficiário:Julien Marius Reis Thevenin
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado