Busca avançada
Ano de início
Entree


Quantificação objetiva de fibroseprocesso inflamatório em pacientes com tuberculose pulmonar utilizando exames de raios x de tórax

Texto completo
Autor(es):
Marcela de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu).
Data de defesa:
Orientador: Diana Rodrigues de Pina
Resumo

A tuberculose (TB) é uma das doenças infecciosas de grande preocupação mundial. Seu agente etiológico, a Mycobacterium tuberculosis, é a espécie de micobactéria mais importante do ponto de vista da saúde pública. Seu agente etiológico, tem aumentado sua resistência frente as drogas de tratamento, ocasionando mudança nos esquemas terapêuticos. Desde 2009, a TB passou a ser tradada com quatro drogas em um único comprimido com dose combinada de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (esquema II). Antes desse período, o tratamento era realizado através da combinação de três drogas: rifampicina, isoniazida e pirazinamida (esquema I). O exame de raios X é o método de diagnóstico por imagem mais realizado no acompanhamento de pacientes diagnosticados com TB. Esta pesquisa teve como objetivo a quantificação objetiva das áreas pulmonares acometidas pela tuberculose utilizando exames de raios X e associá-la aos exames séricos (índices de proteína C-reativa, velocidade de hemossedimentação e albumina) e esforço pulmonar, em estágios de pré e pós-tratamento de tuberculose. Este procedimento de associação entre os exames abordados foi realizado com dois esquemas anti-tuberculose (esquemas I e II). A quantificação objetiva do comprometimento pulmonar foi realizada utilizando um algoritmo computacional previamente desenvolvido. A correlação entre a quantificação objetiva do comprometimento pulmonar e os exames séricos comprovou que durante o processo inflamatório da doença a re... (AU)

Processo FAPESP: 15/01948-3 - Quantificação Objetiva de Fibrose/Processo Inflamatório em Pacientes com Tuberculose Pulmonar Utilizando Exames de Raios-X de Tórax.
Beneficiário:Marcela de Oliveira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado