Busca avançada
Ano de início
Entree


Utilização de PCR em tempo real quantitativo para diagnóstico diferencial entre Salmonella enterica subesp. enterica sorovares Enteritidis, Typhimurium e Gallinarum (biovares Gallinarum e Pullorum) em aves domésticas (Gallus gallus)

Texto completo
Autor(es):
Marcela da Silva Rubio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Data de defesa:
Membros da banca:
Raphael Lucio Andreatti Filho; Monique Ribeiro Tiba Casas; Hélio José Montassier; Márcia Mariza Gomes Jusi
Orientador: Angelo Berchieri Junior
Resumo

Produtos avícolas são frequentemente associados a surtos alimentares ocasionados por Salmonella spp. e atualmente, existem 2659 sorovares de Salmonella. Os programas existentes para prevenção e controle da infecção por essa bactéria, são complexos devido às várias fontes de contaminação presentes na indústria avícola. A obtenção de um teste diagnóstico rápido para a identificação de bactérias é crucial, para implementar rapidamente as medidas de controle, a fim de conter a propagação bacteriana, reduzir as perdas na produção animal e evitar riscos de infecções transmitidas por alimentos à saúde humana. O objetivo do presente estudo foi realizar a padronização e aplicação da técnica da PCR em tempo real para identificação e quantificação da carga bacteriana em órgãos e fezes de aves comerciais infectadas por Salmonella enterica subesp. enterica sorovares Enteritidis, Typhimurium e Gallinarum (biovares Gallinarum e Pullorum), em diferentes momentos pós-infecção. O presente estudo realizou a padronização de duas reações multiplex qPCR utilizando SYBr Green, uma reação para quantificação e diagnóstico diferencial entre S. Gallinarum e S. Pullorum, e outra para quantificar e diferenciar S. Enteritidis e S. Typhimurium . Após a padronização da qPCR, quatro grupos experimentais foram inoculados com cada estirpe estudada, por via oral, na 13ª semana de vida das aves. Aos quatro e sete dias após o desafio, três aves de cada grupo foram submetidas à eutanásia, para obtenção de amostras... (AU)

Processo FAPESP: 14/05496-7 - Utilização de PCR em tempo real quantitativo para diagnóstico diferencial entre Salmonella enterica subesp. enterica sorovares enteritidis, Typhimurium e Gallinarum (biovares Gallinarum e Pullorum) em aves domésticas (Gallus Gallus)
Beneficiário:Marcela da Silva Rubio
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado