Busca avançada
Ano de início
Entree


Relações interespecíficas : diversidade, métodos de ancoragem e hábitos alimentares associados aos tubos de espécies de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa)

Texto completo
Autor(es):
Hellen Ceriello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis).
Data de defesa:
Membros da banca:
André Carrara Morandini; Gustavo Muniz Dias
Orientador: Sérgio Nascimento Stampar
Resumo

O filo Cnidaria é caracterizado por animais em cujos tecidos encontram-se células tóxicas denominadas cnidócitos. Devido à liberação de substâncias tóxicas, os cnidários apresentam poucas associações com outras espécies, entretanto as associações mais conhecidas são frequentemente descritas como obrigatórias ou comensais facultativas. Um dos grupos deste filo, Ceriantharia, é representando por membros genericamente conhecidos por ceriantários ou anêmonas-de-tubo cuja característica mais marcante é a presença de uma secreção celular única (pticocisto) que auxilia na construção de um tubo, sintetizado pelo próprio animal, que fica inserido no substrato e abriga o animal. Embora existam estudos quanto ao histórico, taxonomia e posição sistemática, análises moleculares e morfológicas e ciclo de vida, estudos a respeito de associações interespecíficas ocorrendo em tubos de ceriantários são escassos. Logo, pouco se conhece sobre essas associações bem como os métodos que as espécies utilizam para se ancorarem aos tubos desses animais. Sendo assim, esse estudo elencou espécies que ocorrem em tubos de Ceriantharia, abordando principalmente os métodos de ancoragem e hábitos alimentares envolvidos nas relações observadas. Os tubos de 8 espécies de ceriantários foram analisados, fornecendo dados quanto a associações de Annelida, Crustacea e Mollusca aos tubos. (AU)

Processo FAPESP: 16/00689-7 - Relações interespecíficas: diversidade, métodos de ancoragem e hábitos alimentares associados aos tubos de espécies de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa)
Beneficiário:Hellen Ceriello
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado