Busca avançada
Ano de início
Entree


Sistemas precursores de cristais líquidos mucoadesivos para administração bucal de curcumina associados à terapia fotodinâmica no tratamento da candidose bucal.

Texto completo
Autor(es):
Jéssica Bernegossi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Adriano Antunes de Souza Araujo; Carolina Patrícia Aires; Ana Claudia Pavarina; Michelle Franz Montan Braga Leite
Orientador: Marlus Chorilli
Resumo

A candidose bucal é causada principalmente pela levedura oportunista Candida albicans. O tratamento envolve a administração de antifúngicos de uso tópico ou sistêmico, para os quais se tem observado casos de resistência. Pesquisadores estão buscando métodos alternativos, como a terapia fotodinâmica antimicrobinana e a descoberta de substâncias de origem natural que possam apresentar interesse terapêutico no tratamento da candidose bucal, como a curcumina, cuja ação antifúngica pode ser potencializada pelo emprego da luz, uma vez que atua também como fotossensibilizador. Todavia, esse fármaco apresenta características físico-químicas limitantes, como baixa solubilidade aquosa. Logo, sua incorporação em sistemas precursores de cristais líquidos (SPCL) acrescidos de polímeros mucoadesivos demonstra ser uma opção interessante para viabilizar o seu uso. O trabalho objetiva a avaliação de SPCL mucoadesivos para administração bucal de curcumina, bem como verificar o efeito do tratamento da candidose bucal com o uso da terapia fotodinâmica, empregando estudos in vitro e in vivo. Para isso, foram desenvolvidos SPCL compostos de ácido oleico, álcool cetílico etoxilado e propoxilado (Procetyl® AWS) e dispersão polimérica de poloxamer (16%) e/ou polietilenoimina (0,5%), capazes de incorporar a curcumina, os quais foram caracterizados empregando microscopia de luz polarizada (MLP), reologia, espalhamento de raios X de baixo ângulo (SAXS) e mucoadesão in vitro, antes e após a diluição com ... (AU)

Processo FAPESP: 14/22045-9 - Sistemas precursores de cristais líquidos mucoadesivos para administração bucal de curcumina associados à terapia fotodinâmica no tratamento da candidose bucal
Beneficiário:Jéssica Bernegossi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado