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Entre-terrítórios = a dança como catalisadora de diferentes noções de composição=In-between territories: dance as catalyst of different compositional strategies

Texto completo
Autor(es):
Karina Campos de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Holly Elizabeth Cavrell; Daniela Gatti; Marina Fernanda Elias Volpe; Lilian Freitas Vilela
Orientador: Matteo Bonfitto Júnior
Resumo

Esta tese investigou como a dança tem atuado como catalisadora de noções composicionais provenientes de outras formas de arte, considerando artistas-interlocutores específicos que exploraram a intersecção entre dança, artes visuais, cinema e música. No primeiro capítulo, apresento algumas conexões existentes entre Wassily Kandinsky, Rudolf von Laban, Gret Palucca e Oskar Schlemmer, evidenciando aquilo que impulsionou o pensamento-prática destes artistas, considerando a trama de convergências históricas e estéticas que fomentou as primeiras explorações da abstração na dança no início do século XX. No segundo capítulo, a partir de referências trazidas por Sergei Eisenstein, René Clair e Maya Deren, verifico em que medida tais cineastas propuseram novas formas de emoldurar o movimento, o corpo e os objetos ordinários através de suas formas de montagem, rompendo com os modos tradicionais de construção narrativa. No terceiro capítulo, discuto como determinadas noções composicionais de John Cage contaminaram diversos artistas do período, nutrindo o terreno para práticas experimentais em diferentes linguagens artísticas. No quarto capítulo, exponho como a partir do início dos anos de 1950 é possível identificar um momento de virada coreográfica, que é marcado por um investimento na materialidade do movimento, negando a estrutura dramática que guiava a dança moderna e, também, por um interesse pela prática improvisacional e por processos criativos colaborativos. Nesse contexto, algumas obras dos coreógrafos Alwin Nikolais, Paul Taylor, Merce Cunningham e dos artistas do coletivo Judson Dance Theater são abordadas, devido ao fato de suas inovadoras formas de explorar o corpo terem expandido a prática da composição coreográfica. Considerando que cada período tem suas iniciativas de vanguarda, pude verificar como algumas noções composicionais vem sendo apropriadas e transformadas entre idas e vindas de múltiplas referências poéticas, deixando traços performativos que ressoam na cena atual da dança contemporânea (AU)

Processo FAPESP: 13/02781-0 - Entre - territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição
Beneficiário:Karina Campos de Almeida
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado