Busca avançada
Ano de início
Entree


Morphoanatomical and essential oil analysis of four species of Aldama La Llave (Asteraceae : Heliantheae) : Análises morfoanatômicas e do óleo essencial de quatro espécies de Aldama La Llave (Asteraceae : Heliantheae)

Texto completo
Autor(es):
Arinawa Liz Filartiga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Data de defesa:
Resumo

Asteraceae é considerada uma das maiores famílias dentre as Eudicotiledôneas, representando cerca de 10% da flora mundial. O sucesso desta família nos diferentes ecossistemas está relacionado à diversidade de formas de vida, aos métodos de propagação e à produção de metabólitos bioativos. Dentre os 1.600-2.000 gêneros que compõem a família, Aldama La Llave é constituído por 112 espécies sul-americanas, das quais 35 ocorrem em território brasileiro. A análise filogenética mais recente feita para o grupo foi realizada em 2011, mas foi considerada inconsistente devido ao baixo suporte estatístico dos ramos das espécies brasileiras. Desde então, muitos esforços têm sido aplicados para a obtenção de novos dados que possam auxiliar na filogenia e taxonomia do grupo. Por esse motivo, neste trabalho são investigadas espécies do gênero Aldama, com ênfase em A. anchusifolia, A. megapotamica, A. nudibasilaris e A. pilosa, as quais apresentam uma estreita relação. As análises apresentadas focam na morfoanatomia, fitoquímica e perfil dos óleos essenciais dos órgãos vegetativos aéreos e subterrâneos, buscando (i) novos caracteres com valor diagnóstico; (ii) evidenciar possíveis marcadores químicos; (iii) caracterizar as particularidades dos órgãos subterrâneos e sua capacidade de rebrotamento. Para as análises estruturais e histoquímicas, amostras dos órgãos aéreos (folha e caule) e subterrâneos (caule subterrâneo e raiz) foram processadas de acordo com as técnicas usuais em anatomia vegetal. Para as análises fitoquímicas, os óleos essenciais foram analisados por cromatografia a gás e espectrometria. No decorrer das análises morfoanatômicas foi possível identificar para folhas e caules aéreos um conjunto de características anatômicas único para cada espécie. Além disso, foi constatado que o número e o posicionamento de canais secretores na nervura central são bastante variáveis e devem ser utilizados com cuidado para a distinção de espécies. Para os caules subterrâneos foram observadas duas novidades relacionadas ao desenvolvimento de extensões e ao armazenamento de frutanos do tipo inulina, os quais diferem das características já relatadas para o gênero Aldama. A análise detalhada dos órgãos subterrâneos também aprimorou o conhecimento sobre o banco de gemas dessas estruturas. A avaliação do perfil químico dos óleos essenciais revelou a presença de terpenos exclusivos para cada espécie. Os dados gerados nesse estudo representam uma significativa contribuição para o conhecimento sobre as espécies de Aldama, uma vez que forneceram informações com potencial para auxiliar a distinção das espécies e novidades para o grupo, as quais serão úteis para futuras pesquisas em diversas áreas da botânica (AU)

Processo FAPESP: 12/02476-0 - Análises morfo-anatômicas e do óleo essencial de quatro espécies de Aldama la Llave (Asteraceae: Heliantheae)
Beneficiário:Arinawa Liz del Prado Filartiga
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado