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O impacto do currículo oculto na formação da identidade profissional do médico: um estudo qualitativo = The impact of the hidden curriculum on the formation of the professional identity of the physician: a qualitative study

Texto completo
Autor(es):
Gabrielle Leite Silveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Antonio de Carvalho Filho; Egberto Ribeiro Turato; Eloisa Helena Rubello Valler Celeri; Sérgio Baldassin
Orientador: Marco Antonio de Carvalho Filho
Resumo

Introdução: O processo de formação médica é complexo e envolve a aquisição e o desenvolvimento de diferentes habilidades, competências e atitudes. Deve contemplar o ensino da bioética, da relação médico-paciente e do trabalho em equipe. Assim, o aperfeiçoamento do currículo médico deve ser contínuo e abordar não só o ensino técnico e científico, mas também favorecer o processo de desenvolvimento de uma identidade profissional. Durante o curso, os alunos são expostos a aspectos não formais do currículo, denominados currículo oculto. Trata-se de um conjunto de influências e vivências não programadas pelo currículo formal, que podem ter impacto direto na formação da identidade profissional. O objetivo desse estudo foi ampliar o conhecimento sobre o impacto do currículo oculto no processo de formação da identidade profissional de estudantes de medicina partindo do esquema conceitual proposto por Cruess et al. Procuramos desenvolver um esquema conceitual, baseado nas experiências relatadas pelos alunos, que possa contribuir para o aprimoramento de intervenções pedagógicas eficazes, voltadas para o desenvolvimento de uma identidade profissional baseada nos preceitos do que se considera uma boa medicina. Metodologia: Foram entrevistados 102 estudantes de medicina do último ano, divididos em 13 grupos focais. Para a análise dos dados, foi realizado a abordagem investigativa denominada `teoria fundamentada¿. Resultados: Foram identificados 5 domínios relacionados ao currículo oculto e à formação da identidade médica: 1. Falta de consciência do processo de formação da identidade profissional; 2. Distanciamento afetivo e cinismo; 3. Modelos e mentores - Predomínio de memórias negativas; 4. Estado de dissonância entre vida pessoal e vida profissional; e 5. Repetição sem reflexão. Foi possível notar um comportamento catártico dos alunos nos grupos focais. Conclusão: A falta de consciência do processo de formação da identidade médica pode levar a um distanciamento afetivo e isolamento, com consequente a um confronto da vida pessoal e profissional. Neste momento, os modelos e mentores exercem uma importante influência no aluno, que acaba por fazer a uma repetição sem reflexão de exemplos negativos. Com este trabalho, procuramos oferecer subsídios a educadores médicos para que possam melhor contribuir para o desenvolvimento da identidade médica dos alunos. Acredita-se que o oferecimento e a garantia de um ambiente seguro para a expressão das experiências vividas através do currículo oculto, acompanhada sempre de reflexões guiadas por profissionais reais da prática, seja importante para que os estudantes de medicina se tornem protagonistas do seu desenvolvimento profissional (AU)

Processo FAPESP: 15/06534-2 - O IMPACTO DO CURRÍCULO OCULTO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO MÉDICO: um estudo qualitativo
Beneficiário:Gabrielle Leite Silveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado