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Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar com diferentes espaçamentos de plantio e controle de tráfego

Texto completo
Autor(es):
Diego Alexander Aguilera Esteban
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola
Data de defesa:
Membros da banca:
Zigomar Menezes de Souza; Isabella Clerici de Maria; Cassio Antonio Tormena
Orientador: Zigomar Menezes de Souza
Resumo

O sistema de produção mecanizado da cana-de-açúcar, com ênfase na colheita de cana crua, promove o tráfego intenso sobre o solo, resultando na sua compactação e consequente alteração nos atributos físicos, com reflexos no desenvolvimento radicular e na produtividade da cultura. Com a necessidade de minimizar os efeitos gerados pela compactação, surge o sistema de manejo com controle de tráfego agrícola assistido com piloto automático, onde as cargas dos pneus das máquinas são confinadas em linhas de tráfego permanentes a favor de evitar tráfego na maior parte do campo. O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações dos atributos físico-mecânicos do solo e seus efeitos no desenvolvimento do sistema radicular e na produtividade da cana-de-açúcar, com diferentes espaçamentos de plantio e em sistema de manejo com controle de tráfego agrícola, após terceira e quarta colheita mecanizada. A pesquisa foi realizada na Usina Santa Fé, no Município de Nova Europa-SP, num Latossolo Vermelho. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro repetições e três tratamentos: T1 = cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e manejo sem controle de tráfego; T2 = cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e manejo com controle de tráfego; T3 = cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo combinado (1,50 x 0,90 m) e manejo com controle de tráfego. As amostragens de solo foram realizadas na linha de plantio, no canteiro e na linha do rodado, nas camadas de 0,00-0,10; 0,10-0,20; 0,20-0,30; 0,30-0,40; 0,40-0,50; 0,50-0,70; e 0,70-1,00 m. Os atributos físicos: densidade do solo, resistência do solo à penetração, porosidade, estabilidade e resistência tênsil de agregados, assim como a produtividade da cultura, foram avaliados nos dois anos de estudo. A retenção de água no solo, o carbono orgânico total, a capacidade de suporte de carga e o sistema radicular foram avaliados somente após a terceira colheita. A capacidade de suporte de carga do solo foi avaliada na linha do rodado e no canteiro, na camada superficial de 0,00-0,10 m e na camada de máxima resistência do solo à penetração, identificada na camada de 0,20-0,30 m. Os sistemas de manejo com controle de tráfego preservaram a qualidade física do solo na região do canteiro e da linha de plantio (menor densidade do solo e maior macroporosidade), e proporcionaram maior compactação na linha do rodado. A pressão de preconsolidação nos manejos T2 e T3 foi maior na linha do rodado, enquanto no manejo T1, foi maior no canteiro. O uso do controle de tráfego promoveu maior desenvolvimento do sistema radicular, com incremento da biomassa seca de 17,9% no T2 e de 18,5% no T3 em relação ao manejo sem controle de tráfego. Os manejos com controle de tráfego apresentaram ganhos na produtividade de 9 e 12% no T2 e, de 21 e 18% no T3 na terceira e quarta colheita, respectivamente, em relação ao manejo sem controle de tráfego (AU)

Processo FAPESP: 16/14751-6 - Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar em espaçamento simples e duplo combinado com controle de tráfego
Beneficiário:Diego Alexander Aguilera Esteban
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado