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Modelagem de spray combustível para aplicação em motores de combustão interna

Texto completo
Autor(es):
Mateus Dias Ribeiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Guaratinguetá. 2019-08-01.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá
Data de defesa:
Orientador: José Antônio Perrella Balestieri; Mauricio Araújo Zanardi; Alex Mendonça Bimbato
Resumo

Motores de ignição a centelha com injeção direta (direct injection spark ignition engines, DISI engines) visam reduzir o consumo específico de combustível e respeitar os restritos níveis de emissão em motores de combustão interna de última geração. Assim, pretende-se com este trabalho desenvolver código para simulação do escoamento interno em motores DISI, assim como os fenômenos de injeção de combustível no interior da câmara de combustão utilizando uma abordagem Lagrangeana-Euleriana para representação do escoamento multifásico e Simulação de Grandes Escalas (Large-eddy simulation, LES) para a modelagem da turbulência no meio contínuo, por intermédio da biblioteca CFD de código aberto OpenFOAM. De modo a validar os resultados e os modelos desenvolvidos, dados experimentais serão utilizados, obtidos do motor óptico de Darmstadt, e do caso de teste de injeção de gasolina não-reativo “Spray G”, juntamente com o caso reativo “Spray A” da Rede de Combustão em Motores (Engine Combustion Network, ECN). Enfim, um novo código aberto será proposto para simular o motor óptico de Darmstadt em condições de escoamento a frio (sem combustão) e com combustão em condição de mistura estratificada, usando dados compilados pelo Workshop do Motor de Darmstadt (Darmstadt Engine Workshop, DEW) para validação. Além disso, uma abordagem de aprendizado profundo (deep learning) será apresentada para treinar uma rede neural artificial (artificial neural network, ANN) com dados de simulação LES de motores gerados neste trabalho, para realizar predições sobre o comportamento das pequenas escalas de turbulência (AU)

Processo FAPESP: 15/10299-9 - Modelagem de Spray Combustível para aplicação em Motores de Combustão Interna
Beneficiário:Mateus Dias Ribeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado