Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise estrutural de tubos flexíveis e cabos umbilicais: uma técnica de modelagem bimaterial em elementos finitos e uma abordagem experimental inovadora usando sistema de correlação de imagem digital.

Texto completo
Autor(es):
Caio César Pereira Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Celso Pupo Pesce; Marcilio Alves; Renato Pavanello; Rafael Celeghini Santiago; José Renato Mendes de Sousa
Orientador: Celso Pupo Pesce
Resumo

Na análise estrutural de tubos flexíveis e cabos umbilicais, o Método de Elementos Finitos se destaca como uma ferramenta poderosa e bastante difundida. Contudo, é inviável representar em modelos baseados em Elementos Finitos (EF) um tubo flexível ou um cabo umbilical com toda sua riqueza de detalhes, pois os tempos de cálculo seriam irreais. Além disso, análises numéricas consistentes precisam de respaldo de resultados experimentais. Neste contexto, esta tese apresenta linhas de pesquisa numérica e experimental. O desenvolvimento de novas estratégias para a concepção de modelos em EF de tubos flexíveis e cabos umbilicais é apresentado. Utilizando o software comercial ABAQUS, destacam-se técnicas inovadoras para representação das camadas helicoidais, bem como a obtenção de modelos EF bidimensionais, amparados por formulação analítica. Complementando as abordagens numéricas, técnicas pioneiras de análise experimental são apresentadas, baseando-se em instrumentação óptica com sistema de correlação digital de imagens. Utilizado de forma não convencional, o monitoramento óptico permite o desenvolvimento de metodologia experimental para estudo de cabos umbilicais sob carregamentos de crushing. (AU)

Processo FAPESP: 14/22528-0 - Modelos estruturais de tubos flexíveis para a indústria offshore: novas abordagens através do método de elementos finitos
Beneficiário:Caio Cesar Pereira Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto