Busca avançada
Ano de início
Entree


Histórias cruzadas: debates intelectuais no Brasil e em Portugal durante o movimento de Restauração Católica (1910 - 1942)

Texto completo
Autor(es):
Carlos André Silva de Moura
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Eliane Moura Silva; António Jorge Pais Costa Pinto; Giselda Brito Silva; Izabel Andrade Marson; Rui Luis Rodrigues
Orientador: Eliane Moura Silva
Resumo

O intercâmbio intelectual e cultural entre portugueses e brasileiros pode ser percebido em diversas expressões sociais e cotidianas dos dois lados do atlântico. Questões relacionadas à política, economia e religião, foram algumas das principais temáticas analisadas por investigadores dos vários ramos das ciências humanas, embora ainda apresentem carência nas análises voltadas para o período republicano. Em nossa tese de doutoramento analisamos as histórias cruzadas entre os intelectuais no mundo luso-brasileiro, com a observação das conexões entre os projetos de recatolização do Estado e das instituições nos dois países, entre os anos de 1910 e 1942. Com a pesquisa, foi possível perceber as redes de colaborações entre os personagens investigados e como as suas ações contribuíram para a expansão de um movimento internacional da Cúria romana. O principal objetivo do trabalho foi compreender como as atividades dos intelectuais católicos e a legislação brasileira foram utilizadas como modelo para as ações que tinham como finalidade a recristianização em Portugal. As interseções entre os dois movimentos se configuraram em especificidades de um padrão internacional, mas resguardaram objetivos comuns, a exemplo do projeto de reposicionamento da Igreja Católica como uma instituição atuante nas questões políticas e sociais de cada país. A partir de uma análise comparativa, concluímos que o intercâmbio entre os católicos brasileiros e lusitanos foi fundamental para as conquistas da Igreja. Foi com o desenvolvimento desta rede de colaboração, que os representantes da instituição retomaram a participação política e civil nos dois países, com o reconhecimento da sua personalidade jurídica e atuação internacional (AU)

Processo FAPESP: 11/09182-9 - Histórias Cruzadas: debates intelectuais no Brasil e em Portugal durante o movimento de Restauração Católica (1910 1942)
Beneficiário:Carlos André Silva de Moura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado