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Práticas para a plenitude do corpo: aproximações entre performance, autoria e cura

Texto completo
Autor(es):
Elisa Martins Belém Vieira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Suzi Frankl Sperber; Cassiano Sydow Quilici; Holly Elizabeth Cavrell; Fernando Antonio Mencarelli; Marcos Cesar de Senna Hill
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Resumo

Defende-se uma possível relação entre performance, autoria e cura. Para tanto, apresenta-se a trajetória e a análise de algumas obras dos criadores, respectivamente, das artes visuais, da dança, do teatro: Lygia Clark (BH, MG), Dudude Herrmann (BH, MG) e Enrique Diaz (RJ, RJ). A pesquisa mostrou que os trabalhos desses artistas apresentam um pensamento sobre a transformação da imagem corporal. A recriação de si, por meio da ação criativa, pode ser considerada em sua dimensão curativa. O conceito pulsão de ficção, de Sperber, pode auxiliar na verificação da hipótese. Sperber defende a existência dos chamados "universais" ou "saberes básicos": "Simbolização, efabulação e imaginário pertenceriam ao elemento comum ao ser humano de todas as culturas, em todos os tempos" (SPERBER, 2009, p. 98). Aquilo que está à "disposição de todo e qualquer ser humano"(SPERBER, 2009, p. 98) deve também ser despertado. Pois, como a autora mostra, desde tenra idade a criança tem necessidade de criar, a fim de elaborar emoções profundas e eventos vividos. A criação se dá por meio dos recursos que a criança tem, sejam a linguagem falada ou a encenação corporal. Essa inclinação ou necessidade de elaborar o evento vivido, por meio de uma criação ficcional, se repete em todas as idades do ser humano. Como uma ação de resistência e de procura pela transformação, seria preciso estimular, de forma irrestrita, a pulsão de ficção, por meio da autoria. Os trabalhos de Herrmann, Diaz e Clark, apresentam nas diferentes linguagens artísticas, aspectos autorais, além da valorização do potencial individual para a criação. Por meio das análises, são mostrados os aspectos singulares nas obras desses criadores e em seus trabalhos como pedagogos ou diretores. Mostram-se relações de similaridade e influência entre as obras daqueles artistas brasileiros com os princípios de trabalho do grupo Judson Dance Theater, da década de 1960, em Nova York, bem como seus desdobramentos como o sistema Viewpoints e Six Viewpoints (AU)

Processo FAPESP: 10/05421-6 - Rupturas e experimentações de linguagens no teatro brasileiro contemporâneo
Beneficiário:Elisa Martins Belem Vieira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado