Busca avançada
Ano de início
Entree


Biogeografia histórica e filogenômica de Erythrinoidea e taxonomia integrativa para o estudo do gênero neotropical Hoplerythrinus (Characiformes: Erythrinidae)

Texto completo
Autor(es):
Cristhian Camilo Conde Saldaña
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2022-04-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Claudio de Oliveira
Resumo

Erythrinoidea é um clado de Characiformes composto pela enigmática família Tarumaniidae, representada por uma única espécie altamente especializada, Tarumania walkerae, que habita poças isoladas da floresta amazônica central, e pela família de ampla distribuição geográfica Erythrinidae, que habita em ambientes lênticos e lóticos na maioria das drenagens da América Central e do Sul. Erythrinidae é composta por três gêneros com representantes viventes (Erythrinus, Hoplias e Hoplerythrinus), onde complexos de espécies têm sido hipotetizados com base na notável variação cariotípica e uniformidade nos dados merísticos e morfométricos. A diversidade e os padrões de distribuição geográfica, bem como os aspectos ecológicos de Erythrinoidea, levantam questões interessantes com relação à diversificação evolutiva de suas linhagens. A maioria dos estudos taxonômicos e filogeográficos têm sido focados em Hoplias, no entanto, Erythrinus e Hoplerythrinus aguardam revisões detalhadas abrangendo toda a sua distribuição geográfica. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar padrões biogeográficos e cronológicos de diversificação da superfamília Erythrinoidea e implementar uma abordagem integrativa para investigar a diversidade e a história evolutiva de um grupo particular dentro deste clado, o gênero Hoplerythrinus. Combinando dados filogenômicos com elementos ultraconservados (UCEs), paleontológicos (calibrações fósseis), biogeográficos e fontes geológicas, encontramos que a origem de Erythrinoidea é estimada para o Cretáceo Superior ca. 80 Ma, com divergência de clados principais durante o Paleogeno ca. 51-31 Ma, e Erythrinidae se diversificou rapidamente após a formação do rio Amazonas transcontinental ca. 10 Ma, de oito linhagens para pelo menos 28 espécies atuais. Padrões de diversificação em Erythrinoidea também são discutidos à luz da evolução da paisagem. Por outro lado, a integração de DNA barcode, filogenômica com UCEs e informações morfológicas forneceram evidências para investigar a história evolutiva de Hoplerythrinus e definir este táxon como um gênero monotípico geograficamente difundido na região Neotropical. Aqui também discutimos detalhes sobre a variação fenotípica e níveis de diferenciação genômica considerando o tempo de divergência e suas afinidades ecológicas. (AU)

Processo FAPESP: 18/09767-6 - Análise filogenômica e revisão taxonômica do gênero neotropical Hoplerythrinus (Characiformes: Erythrinidae)
Beneficiário:Cristhian Camilo Conde Saldaña
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado