Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos do tratamento crônico com corticosterona e da condição corpórea na imunidade, deposição de gordura e comportamento alimentar de fêmeas de lagartos (Tropidurus catalanensis)

Texto completo
Autor(es):
Débora Meyer de Almeida Prado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Ribeiro Gomes; Cinthia Aguirre Brasileiro
Orientador: Fernando Ribeiro Gomes
Resumo

Em diferentes estágios da história de vida, os animais precisam manter a homeostase frente a eventos previsíveis, imprevisíveis e/ou desafiadores. Os glicocorticoides (GC), hormônios liberados em resposta à ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenais/inter-renais (HHA/HHI), promovem diversos ajustes comportamentais e fisiológicos diariamente; e para restaurar o equilíbrio, após estímulos estressores. Quando os GC são elevados por um período estendido e em concentrações altas, caracterizando-se uma exposição crônica, podem levar à efeitos deletérios à fisiologia animal, como o acúmulo de tecido adiposo, mudanças no comportamento alimentar e supressão da imunidade. Buscamos elucidar os efeitos da exposição crônica à corticosterona (CORT) e da condição corpórea (BI) na deposição de gordura, no comportamento alimentar e na imunidade de fêmeas de Tropidurus catalanensis. Trinta animais foram divididos em três grupos: 1. Controle (nenhum procedimento experimental foi realizado); 2. Implante Vazio (animais receberam cirurgicamente um implante silástico vazio); e 3. Implante CORT (animais receberam cirurgicamente um implante silástico com CORT). Amostras de sangue foram coletadas ao longo do experimento para determinar as concentrações plasmáticas de CORT, as contagens total e diferencial de leucócitos, a capacidade bactericida plasmática (BKA), e o título de hemaglutinação de hemácias. O desafio imunológico da fitohemaglutinina (PHA) foi realizado para avaliar as respostas imunes inata e adaptativa. O comportamento alimentar e a massa de corpos gordurosos também foram avaliados. Após a implantação, animais tratados com CORT mantiveram a massa corpórea estável ao longo das semanas de cativeiro, enquanto os grupos Controle e Implante Vazio apresentaram perda de peso. Também houve uma relação positiva entre BI e corpos gordurosos, na qual animais tratados com CORT apresentaram maior deposição de gordura. A imunidade e o comportamento alimentar não foram afetados pelo tratamento com CORT. (AU)

Processo FAPESP: 20/12775-0 - Efeitos maternos e transgeracionais da corticosterona na imunidade e concentrações hormonais de lagartos (Tropidurus catalanensis)
Beneficiário:Débora Meyer de Almeida Prado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado