Busca avançada
Ano de início
Entree


Comportamento de herbicidas clorados em sistemas aquáticos na presença de substâncias húmicas utilizando eletroforese capilar

Autor(es):
Moraes, Solange Leite de
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos. [2003]. 162 f., gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos
Data de defesa:
Orientador: Rezende, Maria Olímpia de Oliveira
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos; IQSC/T1475
Resumo

O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma metodologia em eletroforese capilar (CE) para a caracterização das substâncias húmicas (SH), observando-se a interação dessas substâncias com os pesticidas PCP e 2,4D, com o intuito de diminuir o número de etapas envolvidas no processo de purificação das SH. Assim, SH de diferentes regiões poderiam ser rapidamente caracterizadas em um menor tempo de análise, podendo, deste modo prever o comportamento de pesticidas no ambiente aquático na presença e ausência das SH. Os resultados mostraram que ao utilizar a CE no processo de caracterização de ácido húmico (HA), houve uma redução significativa nas etapas de purificação da amostra. Estudos de adsorção e dessorção dos pesticidas PCPe 2,4D em HA de turfa e de vermicomposto mostraram uma adsorção maior para o PCP. Com o intuito de prever qual a disponibilidade desses pesticidas no ambiente aquático e avaliar quais as possíveis dificuldades encontradas na análise dos mesmos em CE, duas amostras de água natural, uma rica em SH e outra rica em matéria inorgânica, foram estudadas na presença dos pesticidas. Os resultados indicaram que não é necessária a etapa de extração do pesticida da água. Foram conduzidos também estudos visando o aumento de sensibilidade em CE para os pesticidas estudados. Foram testadas as estratégias de stacking mediado por força iônica e stacking em campo amplificado. O maior ganho em sensibilidade foi obtido para o pesticida PCP, quando se utilizou o stacking em campo amplificado. Além disso, testou-se a possibilidade das SH funcionarem como fase micelar em cromatografia eletrocinética micelar (MEKC)... (AU)

Processo FAPESP: 00/02368-5 - Comportamento de herbicidas clorados em sistemas aquaticos na presenca de substancias humicas utilizando eletroforese capilar.
Beneficiário:Solange Leite de Moraes
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado