Busca avançada
Ano de início
Entree


Síntese, caracterização e propriedades catalíticas de ferroporfirinas pentafluorofenil e pentafluorofenil sulfonada

Autor(es):
Abreu, Daniela Gonçalves de
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto. [2000]. 119 f.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de defesa:
Membros da banca:
Iamamoto, Yassuko; Ferreira, Ana Maria da Costa; Assis, Marilda das Dores
Orientador: Iamamoto, Yassuko
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Química
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto; FFCLRP/Abreu, Daniela Gonçalves de
Resumo

As ferroporfirinas pentafluorofenil-substituídas apresentam interessantes propriedades catalíticas. Em particular, a H2(TF10PP) são precursores na obtenção de catalisadores aniônicos. Realizou-se neste trrabalho, a otimização de síntese da porfirina assimétrica H2(TF15PP), variando quantidades de reagentes (pirrol, pentafluorobenzaldeído e benzaldeído) e condições de reação (temperatura e oxidante). Os rendimentos totais das sínteses realizadas foram calculados de forma inédita no grupo, por intermédio da Ressonância Magnética Nuclear. Foi realizada uma extensa caracterização de todas as porfirinas base livre e ferroporfirinas (dímeros e monômeros) obtidas, por diversas técnicas como espectroscopia de UV-Vis e IV, RMN1H e 19F evoltametria cíclica. A inserção de um grupo -SO3- na posição meta do único grupo fenil da [Fe(TF15PP)]C1 possibilitou-nos obter um catalisador pentafluorofenil-substituído aniônico. Realizou-se um estudo sistemático sobre o efeito do número de grupos pentafluorofenil na atividade catalítica das FeP. (AU)

Processo FAPESP: 97/13072-5 - Propriedades cataliticas de ferroporfirinas pentafluorofenil substituidas em sistema homogeneo e suportadas em silicagel funcionalizada em oxidacao de hidrocarbonetos.
Beneficiário:Daniela Gonçalves de Abreu
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado