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Aprendizagem organizacional no processo de desenvolvimento de produtos: investigação do conhecimento declarativo no contexto da sistemática de Stage-gates

Texto completo
Autor(es):
Silva, Mariana Maciel da
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos. [2003]. 151 f., gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Alliprandini, Dário Henrique; Martins, Roberto Antonio; Amaral, Daniel Capaldo
Orientador: Alliprandini, Dário Henrique
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia de Produção
Indexada em: Base de Dados BCo-PHL - UFSCAR; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSCAR
Localização: Universidade Federal de São Carlos. Biblioteca Comunitária; T658.575; S586ao
Resumo

As empresas inseridas no contexto dinâmico atual têm buscado maneiras diferenciadas para realizar suas atividades e gerenciar seus processos. Com relação ao processo de desenvolvimento de produtos (PDP), observa-se que as empresas estão adotando práticas que permitam desempenhos superiores, resultados eficientes e a melhoria contínua do processo. A sistemática de Stage-gates pode ser considerada um exemplo dessas práticas. Essa sistemática divide o PDP em fases intercaladas por pontos de revisão e decisão, denominados gates. Os objetivos do gates são avaliar as atividades realizadas, cujo escopo deve estar alinhado com a estratégia de negócios da empresa, e decidir se o processo tem condições de continuar, ser adiado, reprogramado ou mesmo cancelado. Além disso, essa sistemática permite estruturar momentos para analisar o desempenho do processo e buscar a melhoria contínua, fatores atrelados ao aspecto da criação e melhoria das capacidades do PDP, ou seja, à capacidade de aprender da empresa. Este trabalho tem como objetivos elencar as práticas existentes no contexto de projetos de desenvolvimento de produtos e discutir a associação dessas práticas aos elementos do Conhecimento Declarativo da Aprendizagem Organizacional. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, com características de análises qualitativas e descritivas. O caso foi conduzido em uma unidade de negócios brasileira de uma empresa multinacional do setor automotivo, por meio de visitas para acompanhar algumas reuniões de projetos e entrevistar pessoas envolvidas no desenvolvimento de produto. Os resultados deste trabalho são a descrição e análise das práticas já existentes no PDP e que estão associadas aos elementos do Conhecimento Declarativo da Aprendizagem Organizacional nos ambientes intra e interequipe. Muitas práticas, na empresa estudada, estão quase prontas para serem usadas como atividades de aprendizagem direcionadas pelos elementos do Conhecimento Declarativo, tais como documentar, revisar, relacionar, armazenar e compartilhar. Estes elementos estão presentes na empresa, particularmente em atividades técnicas, mas, é uma questão de conscientização, utilizá-los como oportunidades de melhoria durante a gestão do PDP. (AU)

Processo FAPESP: 00/00424-5 - Relação entre mecanismos de revisão gerencial e elementos da aprendizagem organizacional no processo de desenvolvimento do produto: estudo de casos na indústria de auto-peças e proposições para um modelo referencial de gestão
Beneficiário:Mariana Maciel da Silva
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado