Busca avançada
Ano de início
Entree


Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs

Autor(es):
Mariana Cristina de Almeida Vieira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Zacarias Pereira Borges; David Bianchini; Rosely Palermo Brenelli
Orientador: Dirceu da Silva
Resumo

A presente pesquisa analisa as percepções de diretores de escola sobre o processo de incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em seu trabalho. Focamos o diretor de escola como o organizador do trabalho da escola. Desta forma, as TICs devem estar inseridas na gestão da escola, para que haja unicidade de objetivos educativos com as TICs e não somente um trabalho de práticas isoladas de professores. O levantamento bibliográfico realizado abrange as áreas da Administração Escolar e da Tecnologia Educacional. A partir da síntese de assuntos correlatos das duas áreas de estudo foi possível elaborar um instrumento de coleta de dados: uma escala Likert. Esta escala, construída à partir das dimensões de trabalho do diretor de escola ?pedagógico, administrativo e político, objetiva analisar os fatores significativos do trabalho do diretor de escola usando as TICs. A escala foi aplicada nos alunos, diretores de escola da rede estadual paulista de ensino, do curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE) entre os meses de janeiro a março de 2007. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa, segundo a Análise Fatorial Exploratória. Identificou-se 13 fatores que são significativos para o uso das TICs na escola e no trabalho do diretor, entre eles a colaboração dos diretores e professores na elaboração de projetos usando as TICs, a necessidade das Diretorias de Ensino em dar suporte aos diretores, as habilidades do diretor, a comunicação e o contato com a comunidade. As dificuldades em torno da utilização pedagógica das TICs e os escassos programas de formação continuada são fatores importantes para os diretores para que haja a implementação de projetos e atividades na escola (AU)

Processo FAPESP: 05/53277-3 - Mídias e educação: análise das estratégias pedagógicas do professor no processo de ensino-aprendizagem
Beneficiário:Mariana Cristina de Almeida Vieira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado