Busca avançada
Ano de início
Entree


O sentido da comunicação : o significado da inserção de ONGs em redes eletronicas no contexto da cultura de massa e das organizações internacionais

Autor(es):
Samira Feldman Marzochi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Laymert Garcia dos Santos; Sebastião Carlos Velasco e Cruz
Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
Resumo

Às novas tecnologias de comunicação, têm-se atribuído a importância de instrumento político para movimentos sociais e organizações da "sociedade civil". Além de cunhar novos tipos de relações sociais e tomar as informações mais acessíveis, as novas tecnologias estariam alterando as estruturas de poder, derrubando fronteiras temporais, geográficas, nacionais, sociais e culturais, para a criação de uma "esfera pública transnacional". Estas idéias, entretanto, não consideram a realidade estrutural das sociedades, organizações e instituições onde as técnicas se instalam. Mais que isso, partem do princípio de que o meio técnico define o caráter da "comunicação". Tudo se passa agora como se uma grande "rede" envolvesse o planeta, articulando igualmente todas as informações, indivíduos, grupos e instituições. Ou então como se na atmosfera pudéssemos ler o "hipertexto" do mundo, composto por tudo o que se diz ou escreve. A dissertação será um exercício de crítica destas imagens (AU)

Processo FAPESP: 97/03214-7 - Cidadania mundial e meios de comunicacao - ideias preliminares para um estudo sociologico da internet.
Beneficiário:Samira Feldman Marzochi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado