Busca avançada
Ano de início
Entree


Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes

Autor(es):
Denise Scandarolli Inacio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Leandro Karnal; Eduardo Augusto Ostergren
Orientador: Edgar Salvadori De Decca
Resumo

Dentre os grandes nomes da arte brasileira, mais precisamente da música, se encontra o de Antônio Carlos Gomes. Suas composições, cujo estilo operístico é o mais consagrado, e sua trajetória como artista foram apontados em vários discursos de diferentes épocas como exemplo de êxito da arte brasileira e, em alguns deles, utilizado como representação do “nacional” ou exaltação do mesmo. Essa visão da existência de uma postura ideológica “nacionalista”, sem uma definição clara do que significa o termo, permeia a análise de suas obras até os dias atuais. Mas, em meio aos vários discursos sobre o compositor, esta dissertação busca compreender qual foi o discurso estruturado por seus conterrâneos no decorrer de seu percurso profissional, enfocando a relação entre seu trabalho e a crítica musical, além da construção de sua própria imagem como compositor, ou seja, uma releitura da trajetória do compositor a partir dos textos críticos publicados nos jornais da Corte brasileira (Rio de Janeiro) e das correspondências deixadas pelo artista. (AU)

Processo FAPESP: 05/57356-5 - Opera e representação histórica na obra de Carlos Gomes
Beneficiário:Denise Scandarolli Inacio
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado