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O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização

Autor(es):
Alexandre Krugner Constantino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Celeste Mira; Marcelo Siqueira Ridenti; Elide Rugai Bastos
Orientador: Renato Ortiz
Resumo

o campo publicitário guarda uma íntima relação com os campos econômico e político, sobretudo com o primeiro, por ser uma especialização, surgida no século XX, da Indústria Cultural. No Brasil, o processo de consolidação desta indústria, iniciada na década de 60, foi marcado pela ausência de uma visão crítica resultante da incompreensão, por parte dos intelectuais, de seu real significado político e cultural, no contexto do milagre econômico do então regime militar. Nos anos 90, com a euforia da revolução eletrônica e informacional e com a abertura dos mercados - a chamada globalização - novamente um certo acriticismo ter-se-ia implantado, agora num contexto diverso. O objetivo desta dissertação é avaliar, segundo as categorias analíticas de Pierre Bourdieu e com as contribuições dos críticos da Indústria Cultural, como esta "tradição acrítica" estaria agora se prolongando, em função da construção de ideologias que legitimam aglobalização e da qual o campo publicitário certamente é um de seus artífices mais ativos (AU)

Processo FAPESP: 01/06553-4 - O campo publicitário paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização
Beneficiário:Alexandre Krugner Constantino
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado