Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito do colostro e leite bovinos na adesão de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) a células epiteliais humanas em cultura

Autor(es):
Jorge, Patricia Palmeira Daenekas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. [1997]. 110 f.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Orientador: Sampaio, Magda Maria Sales Carneiro
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas; T-ICB BMI QW504; P172e
Resumo

Com o objetivo de obter um leite de vaca com atividade inibitória da adesão de EPEC, 4 vacas prenhes foram imunizadas com antígenos de EPEC (o111, o119 e o55) e amostras de colostro e leite foram analisadas em ensaios de adesão, ELISA e Western Blotting (WB). Os resultados demonstraram que as amostras possuíam atividade inibitória nos ensaios de adesão, independente da imunização, embora os títulos de anticorpos anti-EPEC foram maiores nas amostras pós-imunizadas. Os ensaios de WB revelaram que somente as amostras de animais imunizados reconheceram a fração antigênica de 94kDa, compatível com a intimina, uma adesina relacionada a patogenicidade da EPEC. A separação do colostro em frações de alto e baixo peso molecular (FAPM e FBPM respectivamente, corte = 10kDa) mostrou que a atividade inibitória esta na FAPM. No entanto, a IgG isolada em coluna de afinidade não foi capaz de inibir a adesão, e o colostro depletado de IgG permaneceu ativo nestes ensaios. Nossos resultados demonstraram que o colostro bovino inibe a adesão de EPEC a células Hep-2 independentemente da imunização e que a IgG não é o agente responsável por este fenômeno. (AU)

Processo FAPESP: 94/04033-8 - Inibicao da adesao de escherichia coli enteropatogenica (epec) a celulas epiteliais humanas pelo colostro de vacas vacinadas com com antigenos de epec.
Beneficiário:Patricia Palmeira Daenekas Jorge
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado