Busca avançada
Ano de início
Entree


A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann

Texto completo
Autor(es):
Daniel Tapia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudiney Rodrigues Carrasco; Orlando Marcos Martins Mancini; Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade demonstrar o processo pelo qual caminhou a linguagem da orquestração até sua chegada à trilha musical cinematográfica e, posteriormente, trazer à tona os processos adquiridos na música de cinema tendo a obra de Bernard Herrmann como exemplo. Ao observar a produção musical da primeira década do cinema norte americano, é possível perceber que a orquestração sinfônica do cinema é um dos frutos diretos do desenvolvimento da instrumentação e orquestração de concerto como linguagem. Para demonstrar este processo, estruturou-se uma análise cronológica das obras de compositores ligados ao contexto de produção germânico, considerado mais próximo em sua relação com a prática assumida pela música do cinema. Em um segundo momento, apresenta-se uma análise semelhante dos compositores que precedem Bernard Herrmann, considerados pilares de formação da linguagem musical no cinema. A terceira fase, por sua vez, trata da obra de Herrmann como um todo e analisa as peças compostas para Vertigo (1958) e Psycho (1960), ambas as produções dirigidas pelo cineasta Alfred Hitchcock (AU)

Processo FAPESP: 10/03241-0 - A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: o exemplo de Bernard Herrmann
Beneficiário:Daniel Tapia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado