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A obra vocal "de capella" de padre Jose Mauricio Nunes Garcia : seis edições e seus elementos de escrita

Autor(es):
Claudio Antonio Esteves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Maria Neves; Maria Lucia Senna Macado Pascoal
Orientador: Helena Jank
Resumo

O conhecimento teórico de Padre José MauricioNunes Garcia, referência maior do Período Colonial Brasileiro, é ainda subestimado apesar de sua grande produção. Contribui para isto a pouca quantidade de obras editadas disponíveis para análise. O presente trabalho tem como objetivo o estudo dos elementos mais relevantes de escrita em seis obras vocais do gênero de capella do compositor. Cada uma destas seis obras são para como SATB com baixo cifrado para o órgão, estão datadas e subsistem como manuscrito original ou cópia da época. Estas foram editadas a partir dos microfilmes da Biblioteca Nacional e submetidas à análise harmônica e formal, de modo a constituir um panorama de sua técnica composicional. Compostas de 1797 a 1809, marcam fases importantes na vida do compositor e na produção de sua obra musical, considerando-se que em 1798 foi registrado como Mestre de Capela da Sé e em 1808 a Corte Portuguesa chegou ao Brasil. Os recursos empregados por Padre José Mauricio nestas poucas obras, revelam um quadro divergente da evidência simplista sobre sua realidade: um composito rexperiente,que dominavao meio para o qual produzia e procurava seu aprimoramento ao longo de sua tarefa composicional freqüente (AU)

Processo FAPESP: 98/03320-4 - A obra vocal a cappella de padre José Maurício Nunes Garcia: uma análise comparativa de estruturas
Beneficiário:Cláudio Antonio Esteves
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado