Busca avançada
Ano de início
Entree


Resolução de misturas racemicas por acoplamento de cristalização a cromatografia em leito movel simulado : estudos fundamentais para a produção de S-cetamina

Autor(es):
Georgia de Oliveira Figueiredo Barros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química
Data de defesa:
Membros da banca:
Cesar Costapinto Santana; Rosana Emi Tamagawa
Orientador: Everson Alves Miranda
Resumo

A separação de enantiômetros em altos níveis de pureza enantiomérica é atualmente um requerimento da industria farmacêutica. No entanto, altas purezas estão sendo alcançadas neste sistema com comprometimento da produtividade. O acoplamento do leito móvel simulado (LSM) a uma etapa de cristalização pode resultar num processo de maior produtividade global . A escolha do método de cristalização para a resolução de misturas racêmicas por cristalização é dependente do tipo de cristal (conglomerado ou composto racêmico) e da localização do ponto eutético no diagrama de solubilidade. O ponto eutético difine a mínima puraza enantiomérica que deve ser fornecida pelo LMS para assegurar que a cristalização irá produzir somente um dos enantiômeros puros. A cetamina é um anstésico que possui um isômero R com indesejáveis efeitos colaterais. O objetivo deste trabalho é trabalho é o desenvolvimento de conhecimento básico (identificação do tipo de racemato e seu ponto eutético no diagrama de solubilidade) para o acolplamento do LMS a uma etapa de cristalização a fim de produzir o isômero S da cetamina em pureza enantiomérica e produtividade alta. Para caracterizar a natureza cristalina da cetamina, diração de raios-X e espectroscopia de infravermelho da mistura racêmica e dos enantilômero puros foram realizados e as curvas de solubilidade em função da temperatura foram determinadas...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital (AU)

Processo FAPESP: 02/11659-9 - Resolucao de misturas racemicas por acoplamento de cristalizacao a leito movel simulado: estudo fundamentais para a producao de s-ketamina.
Beneficiário:Georgia de Oliveira Figueiredo Barros
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado