CD-ROM: a arte de não interpretar como poesia corpórea do ator
Autor(es): |
Renato Ferracini
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 30-11-1998 |
Orientador: | Ivan Santo Barbosa |
Resumo | |
Essa dissertação busca analisar a diferenciação entre representação e interpretação e mostrar o processo de formação de um ator não-interpretativo proposto pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais -UNICAMP. Também criou-se um CD-ROM para que essa proposta de processo fosse substancializada por um meio audiovisual, já que toda a formação desse ator baseia-se em exercícios práticos. Estaremos, também, abordando a análise teórica entre interpretação/representação, através de um estudo histórico resumido, focando os principais pensadores contemporâneos, além de realizar comparações através de,breves esquemas semióticos. Posteriormente, analisaremos alguns conceitos importantes na busca de uma não-interpretação como pré-expressividade, ação física e vocal e suas sub-partes, a emoção, a técnica de ator e seu treinamento cotidiano e sistemático e a codificação de corporeidades como busca de um vocabulário de ações. Adentraremos, então, na descrição do processo de formação de um ator não-interpretativo desenvolvido pelo LUME, iniciando pelos exercícios e trabalhos básicos que buscam uma pré-expressividade, passando peio treinamento energético, o treinamento técnico e vocal, os trabalhos de "ponte" entre a pré-expressividade e a expressão e finalmente algumas propostas de utilização das ações físicas e vocais orgânicas e codificadas na montagem de cenas. Finalmente, um último capítulo versa sobre a construção do CD-ROM, seu processo de montagem, público alvo, fluxo de navegação e proposta estética (AU) | |
Processo FAPESP: | 96/07644-3 - A arte de nao-interpretar como poesia corpórea do ator |
Beneficiário: | Renato Ferracini |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |