Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvolvimento e implementação de metodologia de otimização da geometria do blank em processos de conformação de chapas metálicas.

Texto completo
Autor(es):
Mariano Eduardo Moreno
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos
Data de defesa:
Membros da banca:
Jonas de Carvalho; Sergio Persival Baroncini Proenca; Hazim Ali Al Qureshi
Orientador: Jonas de Carvalho
Resumo

Os processos de conformação de metais, apesar de sua extensa aplicação na indústria, tem seus projetos baseados principalmente em técnicas experimentais. Com o desenvolvimento e facilidade de acesso a computadores mais potentes, tornou-se viável a utilização de soluções numéricas como ferramentas de otimização das características do produto, do processo, bem como de seu custo. Um método numérico amplamente utilizado para simulação do processo de conformação é o Método dos Elementos Finitos, que permite a previsão do comportamento do fluxo de material durante a operação de conformação de chapas. Considera-se um blank com perfil ideal aquele onde a peça produzida a partir de sua conformação possua uma flange constante, minimizando ou eliminando a operação de retirada da rebarba. Com o objetivo de se obter o blank com perfil ideal para operação de conformação de chapas, desenvolveu-se uma metodologia de otimização geométrica da forma do blank, que trabalha integrada a um software comercial de análise pelo Método dos Elementos Finitos, o ANSYS/LS-Dyna3D. Apresentam-se os resultados aplicados à simulação da estampagem de uma peça prismática de base quadrada, como meio de validação da metodologia de otimização proposta. (AU)

Processo FAPESP: 97/12793-0 - Desenvolvimento e implementação de metodologia de otimização da geometria da matéria-prima em processos de conformação de chapas metálicas
Beneficiário:Mariano Eduardo Moreno
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado