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Orientação encoberta da atenção visual em não-músicos e músicos com estudo formal em música

Texto completo
Autor(es):
Felipe Viegas Rodrigues
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Gilberto Fernando Xavier; Jose Lino Oliveira Bueno; Leonor Bezerra Guerra; Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud; Luiz Eduardo Ribeiro do Valle
Orientador: Gilberto Fernando Xavier
Resumo

Atenção refere-se ao conjunto de processos que leva à seleção ou processamento preferencial de informações presentes em determinadas porções da rede nervosa. Existem relatos de que músicos exibem melhor desempenho que não-músicos em tarefas que envolvem atenção dado que a tarefa de leitura à primeira vista (de partituras) ativa múltiplas regiões encefálicas, entre elas, áreas envolvidas na orientação da atenção. O presente estudo investigou a orientação encoberta da atenção em músicos capazes de realizar leitura à primeira vista. Investigou ainda, se a continuidade do estudo formal de música ao longo de três anos, depois do ingresso na Universidade (ECA - Escola de Música) produz alterações significativas na memória operacional, avaliada por meio do teste 2-back, em relação a não-músicos que também ingressaram na Universidade, porém em área distinta (Biologia, IB-USP) que não envolve música. Os resultados no teste de atenção encoberta mostraram que não-músicos exibem assimetrias na orientação da atenção visuo-espacial; seu tempo de reação para estímulos apresentados no hemicampo direito é significantemente menor que o observado para estímulos apresentados no hemicampo esquerdo. Ademais, não-músicos exibem efeito de validade apenas para estímulos-alvo apresentados no hemicampo direito. Em músicos, não houve diferenças significantes nos tempos de reação a estímulos apresentados nos hemicampos direito e esquerdo; esses tempos foram significantemente menores que os exibidos pelos não-músicos, para estímulos apresentados no hemicampo esquerdo. Não obstante essa diferença, os músicos também exibiram efeito de validade apenas para estímulos-alvo apresentados no hemicampo direito. Não houve diferenças significantes de desempenho entre músicos e não-músicos no teste de memória operacional. Assim, o estudo formal de música parece relacionar-se com alterações nos processos de orientação da atenção. (AU)

Processo FAPESP: 06/02484-1 - O estudo musical melhora o desempenho da atenção e da memória operacional?
Beneficiário:Felipe Viegas Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto