Busca avançada
Ano de início
Entree


Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá

Texto completo
Autor(es):
Adriana Queiroz Testa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos Ferreira dos Santos; Marta Rosa Amoroso; Luciane Monteiro Oliveira
Orientador: Marcos Ferreira dos Santos
Resumo

Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. (AU)

Processo FAPESP: 04/03548-8 - Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças Mbyá
Beneficiário:Adriana Queiroz Testa
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado