Busca avançada
Ano de início
Entree


\"KIBS no Brasil: um estudo sobre os serviços empresariais intensivos em conhecimento na região metropolitana de São Paulo\"

Texto completo
Autor(es):
Carlos Eduardo Torres Freire
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Alvaro Augusto Comin; Glauco Antonio Truzzi Arbix; Renato de Castro Garcia
Orientador: Alvaro Augusto Comin
Resumo

As transformações no capitalismo mundial nos últimos 30 anos geraram condições significativas para o crescimento de atividades de serviços, principalmente aquelas voltadas às empresas e em especial as chamadas intensivas em conhecimento. O objetivo geral do trabalho é contribuir para o estabelecimento do debate sobre knowledge-intensive business services (KIBS) ou serviços empresariais intensivos em conhecimento (SEIC) no Brasil. Trata-se de enquadrar a discussão da literatura internacional em uma economia periférica e avaliar sua pertinência. A hipótese é que este grupo de atividades se torna necessário para o desenvolvimento dos países nesta nova era do capitalismo, especialmente por sua atuação na difusão de conhecimento e sua participação positiva em processos de inovação. Neste sentido, os propósitos do texto são: 1) fazer uma revisão da literatura sobre KIBS; 2) definir os KIBS no Brasil em comparação com os outros setores da economia, mostrando sua participação significativa em termos de geração de receita, sua dinâmica de crescimento acima da média nos últimos anos e sua capacidade de empregar mão-de-obra de mais alta qualificação; 3) investigar em que medida este grupo é importante na difusão de conhecimento e em processos de inovação; 4) discutir a concentração destas atividades em áreas metropolitanas. Pelo fato de atuarem como difusores de conhecimento e pelo seu enredamento vasto na cadeia produtiva, os KIBS podem representar uma tendência analítica promissora, especialmente em um momento em que atores públicos têm pensado políticas de desenvolvimento de escopo transversal, nas quais a inovação é elemento central. (AU)

Processo FAPESP: 04/03315-3 - Dinâmicas regionais, reestruturação industrial e o crescimento dos setores de informática e de telecomunicações na Região Metropolitana de São Paulo nos anos 90
Beneficiário:Carlos Eduardo Torres Freire
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado