Busca avançada
Ano de início
Entree


\"Quando um muro separa, uma ponte une\": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70)

Texto completo
Autor(es):
Caio de Souza Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Helena Rolim Capelato; Marcos Francisco Napolitano de Eugênio; Tânia da Costa Garcia
Orientador: Maria Helena Rolim Capelato
Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como, ao longo das décadas de 1960 e 70, artistas ligados à canção engajada conceberam projetos de integração da América Latina por meio da canção, e como esses projetos resultaram no estabelecimento de uma série de conexões transnacionais. Neste período, os impactos da Guerra Fria tiveram como consequência um contexto político fortemente polarizado, o que afetou diretamente o campo cultural e, especialmente, o campo artístico. As experiências políticas comuns favoreceram as trocas de ideias e a intensa circulação de artistas por todo o continente, permitindo o estabelecimento de uma série de contatos e diálogos. Utilizando como fonte principal a discografia dos mais destacados artistas de cada país, o objetivo á analisar essa história de conexões transnacionais na canção engajada latino-americana focalizando três fases distintas: a) a primeira, entre 1963 e 1966, momento de formação e consolidação dos movimentos de nueva canción no Cone Sul, em que o engajamento se manifestou fundamentalmente por meio da crítica social; b) a segunda, entre 1967 e 1969, marcada pelos impactos do I Encuentro de la Canción Protesta, realizado em Cuba, que resultou no destaque de dois temas importantes: a revolução e o anti-imperialismo; c) a terceira, que compreende a década de 1970, período marcado pela radicalização dos discursos políticos, pela intensificação das conexões e também pelas tentativas de inserção dos artistas brasileiros nos circuitos da canção engajada latino-americana. (AU)

Processo FAPESP: 10/13857-9 - "Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina
Beneficiário:Caio de Souza Gomes
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado