Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da radiação gama na reatividade alergênica e nas propriedades físico-químicas e sensoriais de camarão (Litopenaeus vannamei)

Texto completo
Autor(es):
Tatiana Giselle Guimarães Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Solange Guidolin Canniatti Brazaca; Valter Arthur; Benedito Correa; Ariana Campos Yang
Orientador: Solange Guidolin Canniatti Brazaca; Valter Arthur
Resumo

A hipersensibilidade a alimentos é comum em crianças e adultos. O camarão, apesar de muito apreciado, é um alimento potencialmente capaz de desencadear reações alérgicas em indivíduos geneticamente predispostos. O principal alérgeno em camarão é a tropomiosina. O objetivo desse experimento foi avaliar os efeitos da radiação gama na reatividade IgE a tropomiosina de camarão da espécie Litopenaeus vannamei e avaliar as modificações físico-químicas e sensoriais no produto, induzidas por esse processo. As amostras foram constituídas de camarões sem o cefalotórax, descongelados e liofilizados, submetidos a diferentes doses de radiação gama: 0 (test.), 5, 10 e 15 kGy. Utilizou-se para a irradiação um irradiador multipropósito, semi-industrial de 60 Co. A taxa de dose empregada foi de 7,5 kGy/hora. Determinou-se a reatividade IgE utilizando as técnicas: ELISA e \"Imunobloting\". Foram realizados testes físico-químicos e sensoriais, para verificar a viabilidade do produto após a irradiação. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (p<=0,05). As doses de radiação gama aplicadas nesse experimento não alteraram de forma significativa a reatividade IgE, a cor, o colesterol, teor de ácidos graxos e a aceitação dos camarões. Concluiu-se que a radiação gama nessas doses, apesar de não causar modificações que comprometam a qualidade do produto, não pode ser indicada para o controle de alérgenos em camarões, por ter apresentado baixo impacto na modificação da estrutura protéica alergênica (AU)

Processo FAPESP: 08/08182-2 - Aplicação da radiação gama na inibição de alergia alimentar a camarão-branco-do-pacífico (Litopenaeus vannamei).
Beneficiário:Tatiana Giselle Guimarães Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado