Busca avançada
Ano de início
Entree


Escola, televisão e internet na modernidade reflexiva : um estudo sobre a estruturação social a partir dos jovens

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 133 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria da Graça Jacinto Setton; Renata Medeiros Paollielo
Orientador: Ana Lúcia de Castro
Resumo

Este trabalho tem como objetivo central contribuir para a compreensão dos impactos, limites e alcances de duas importantes instâncias socializadoras - a mídia e a escola – na vida social de jovens contemporâneos. Considerando-se que mídia e escola configuramse como fortes produtoras de atividades simbólicas, busca-se discutir suas distintas dinâmicas e temporalidades, a partir do ponto de vista dos jovens entrevistados, dos usos e sentidos por eles atribuídos a cada uma dessas instâncias. Partindo do pressuposto de que estes usos e sentidos estão diretamente relacionados ao lugar social dos jovens, e, por conseqüência, aos seus respectivos habitus, metodologicamente a pesquisa estruturou-se em trabalho de campo, contemplando observação do ambiente escolar e entrevistas com alunos e professores em três escolas situadas na cidade de Araraquara, configurando-se dois universos sócio-culturais bem diferenciados, ou duas modalidades de juventude, compartilhadoras de diferentes códigos culturais e detentoras de diferentes competências: uma freqüentadora de escola particular (oriundos do Colégio Neruda e do Colégio Progresso) e outra freqüentadora da Escola Pública (E.E. Victor Lacorte). Para tanto, ao lado das contribuições teóricas de Pierre Bourdieu (sobretudo com os conceitos de habitus, estilos de vida e capital simbólico), recorre-se ao arcabouço teórico desenvolvido por Anthony Giddens, lançando mão, principalmente, da noção de reflexividade e do conceito de dualidade da estrutura para a análise dos diferentes processos de construção de identidades, bem como da diversidade de usos e sentidos atribuídos aos conteúdos propiciados pela escola e pela mídia (televisão e internet) por parte dos dois grupos de jovens investigados. O trabalho de campo tem como finalidade a análise do momento de modernidade reflexiva... (AU)

Processo FAPESP: 09/03608-4 - Escola, televisão e internet na modernidade reflexiva: um estudo sobre a estruturação social a partir dos jovens
Beneficiário:Ana Paula Silva
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado