Busca avançada
Ano de início
Entree


Análises estatística multivariada e filogenética dos dipnoiformes brasileiros. Comparações bióticas com o Gondwana ocidental

Texto completo
Autor(es):
Carlos Eduardo Vieira Toledo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Reinaldo José Bertini; Martha Richter
Resumo

Dipnoiformes não têm sido particularmente bem estudados no Brasil, devido à falta de espécimens e da aparente distribuição paleobiogeográfica limitada. A descoberta de novas localidades mudou isto. No momento foram identificados Dipnoiformes nas seguintes bacias sedimentares brasileiras: Paraná, estados de Rio Grande do Sul (Triássico), Paraná (Permiano Superior), São Paulo (Permiano Superior), Mato Grosso (Devoniano); Bauru, Estado de São Paulo (Cretáceo Superior); Parnaíba, Estado do Maranhão (Permiano Inferior); Araripe, Estado de Ceará (Jurássico Superior/Cretáceo Inferior); São Luís-Grajaú, Estado do Maranhão (Cretáceo médio); Acre, Estado do Acre (Mioceno superior/Plioceno inferior). As maiores diversidades de Dipnoiformes são encontradas nas bacias de Paraná e São Luís-Grajaú. As espécies até o momento identificadas no Brasil são Neoceratodus sp., Ceratodus africanus, Asiatoceratodus tiguidiensis, Protopterus humei, Lepidosiren megalos e o Gênero Archaeoceratodus. Muitas destas espécies são encontradas no continente Africano e outras semelhantes na Austrália, evidenciando a troca faunística que ocorreu no Gondwana durante Paleozóico e Mesozóico. A Análise Estatística Multivariada foi utilizada como uma ferramenta para auxiliar na classificação de fósseis. Seu objetivo foi propor uma classificação para o material ainda não descrito formalmente, com base na grande variação morfológica observada nos espécimens, simultaneamente levando-se em conta as diversas variáveis morfométricas dos fósseis. A Análise Histológica corroborou a Análise Estatística, evidenciando a observação de dois conjuntos de placas, o primeiro relacionado às famílias Ceratodontidae e Neoceratodontidae, o segundo a Família Gnarthorizidae... (AU)

Processo FAPESP: 01/12575-0 - Analises estatistica multivariada e filogenetica dos dipnoicos sul-americanos. comparacoes bioticas com o gondwana ocidental.
Beneficiário:Carlos Eduardo Vieira Toledo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado