Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito do óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss) no intestino médio de Ceraeochrysa claveri (Navás, 1911) (Neuroptera: Chrysopidae) : estudo citoquímico, imunocitoquímico e ultraestrutural

Texto completo
Autor(es):
Elton Luiz Scudeler
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências.
Data de defesa:
Membros da banca:
Hélio Conte; Daniela Oliveira Pinheiro
Orientador: Daniela Carvalho dos Santos
Resumo

Ceraeochrysa claveri, popularmente conhecido como bicho lixeiro, é um inseto predador de ovos e larvas de insetos pragas encontrados em diferentes ecossistemas agrícolas. O bicho lixeiro se destaca por apresentar potencial para ser utilizado em programas de Controle Biológico, uma vez que é predador na fase de larva, apresenta curto tempo de desenvolvimento, fácil criação massal e alto potencial reprodutivo na fase adulta. Com o propósito de aprofundar o conhecimento na morfologia e ultraestrutura do intestino médio de C. claveri, o objetivo deste trabalho foi caracterizar histológica e ultraestruturalmente o intestino médio de C. claveri no terceiro ínstar de larva, pupa e adulto. Objetivamos, ainda, avaliar o efeito da ingestão do óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss) (Meliaceae) sobre as células epiteliais do intestino médio de larva de terceiro ínstar, pupa e adulto de C. claveri. Ovos de Diatraea saccharalis foram tratados com óleo de nim em três diferentes concentrações (0,5; 1 e 2%) e oferecidos como alimento a larvas de C. claveri durante todo período larval. Após coleta e fixação do intestino médio de larva, pupa e adulto (grupos controle e tratados com óleo de nim), as regiões do mesêntero (anterior, média e posterior) foram processadas para análise histológica (citoquímica e imunocitoquímica) e para análise ultraestrutural. Nossos resultados mostraram que o intestino médio de C. claveri, para as três fases do ciclo de vida, é do tipo pseudoestratificado, composto por células colunares, regenerativas e endócrinas; diferenças morfológicas e ultraestruturais no epitélio permitem caracterizar duas regiões, anterior e posterior, atuando respectivamente na secreção e absorção; região média apresenta características... (AU)

Processo FAPESP: 10/03606-9 - Efeito do óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss) no intestino médio de Ceraeochrysa claveri (Navás, 1911) (Neuroptera: Chrysopidae): estudo citoquímico, imunocitoquímico e ultraestrutural.
Beneficiário:Elton Luiz Scudeler
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado