Busca avançada
Ano de início
Entree


Isolamentos e caracterização de DETs(Differentially Expressed Transcripts) em espécies de peixes : Leporinus macrocephalus(Characiformes) e Danio rerio (Cypriniformes)

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Antunes Alves da Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 172 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu).
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Fernando Marins; Alexandre Azevedo; Claudio Oliveira; Maeli Dal Pai Silva
Orientador: Adriane Pinto Wasko
Resumo

O presente estudo teve o intuito de isolar e caracterizar transcritos diferencialmente expressos em espécies de peixes, visando contribuir com novos dados genéticos acerca deste grupo basal de vertebrados. Desta forma, diferentes análises foram realizadas em Leporinus macrocephalus (piauçu) (Characiformes, Anostomidae), espécie de peixe que representa um importante recurso alimentar que tem sido intensamente explorado na aqüicultura subtropical e que apresenta um sistema de determinação sexual ZZ/ZW, e também em Danio rerio (zebrafish) (Cypriniformes, Cyprinidae), um organismo modelo já bem estabelecido em diferentes áreas da pesquisa científica. Os resultados indicaram que: (1) As α-actinas esqueléticas de tecido muscular branco e vermelho parecem ser genética e funcionalmente distintas não somente em L. macrocephalus como também em outras espécies de peixes, característica que, até o momento, não foi encontrada em outro grupo de vertebrados. Além disso, as características de cada tipo de actina podem ser relacionadas às demandas energéticas dos tecidos musculares branco e vermelho; (2) Um expressão dimórfica entre machos e fêmeas ocorre em tecido cerebral de L. macrocephalus, relacionada ao gene que codifica a proteína APBA2 (amyloid beta (A4) precursor protein-binding, family A, member 2), que está associada à produção da proteína β-amilóide a qual, por sua vez, é relacionada à doença de Alzheimer; (3) A estrutura do gene fabp6 (fatty acid-binding protein 6) de D. rerio é similar à maioria dos outros membros da família multigênica fabp de outros vertebrados, e sua distribuição tecidual em embriões, larvas e adultos da espécie também é similar à encontrada em outros organismos, especialmente mamíferos; (4) Os genes que codificam a proteína p300 (E1A binding protein p300) e a proteína ADCY2 (adenilato ciclase 2) representam dois... (AU)

Processo FAPESP: 04/10024-5 - Isolamento e caracterizacao de transcritos sexo-especificos em leporinus macrocephalus (pisces, characiformes) utilizando a tecnica de ddrt-pcr ("diferential display reverse transcriptase ...
Beneficiário:Fernanda Antunes Alves da Costa
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado