Busca avançada
Ano de início
Entree


Resposta imune celular e alterações histopatológicas no sistema nervoso central de eqüinos infectados experimentalmente com Trypanosoma evansi Steel, 1885 (Sarcomastigophora: Trypanosomatidae)

Texto completo
Autor(es):
Karen Regina Lemos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 85 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Fabrícia Braga Magahães; Rodrigo Pelicioni Savegnago; Raysildo Barbosa Lobo; Aline Silva Mello Cesar
Orientador: Luiz Carlos Marques
Resumo

Objetivou-se identificar regiões no genôma de bovinos da raça Nelore que apresentam variações no número de cópias (CNV) e, associar estes CNV com o perfil de ácidos graxos da carne. Além disso, objetivou-se realizar associação genica ampla utilizando os método de single step (GWASss) a fim de detectar regiões genômicas associadas aos ácidos graxos dos grupos saturados, mono e poliinsaturados, assim como os omegas 3, 6 e sua relação. O estudo de caracterização e distribuição dos CNVs ao longo do genoma de bovinos Nelore, foi realizado através do software PennCNV utizando dados genotípicos de 3.794 aniamais, resultando em 399.361 CNVs identificados. Após controle de qualidade, 2.902 foram mantidos nas analises, resultando em 195.873 CNVs, com tamanho medio de 54,744 pb, maximo de 8.7 Mb e minimo 3 kb. As regiões de CNV foram geradas pela sobreposição dos CNVs através do software CNVRuler. Os cromossomos que mostraram maior incidencia de CNVR foram BTA19 (24,26%), BTA23 (18,68%) e BTA25 (18,05%). Ja os que mostraram menor incidencia foram BTA29 (1,63%), BTA13 (9,72%) and BTA8 (9,72%). As 9.805 regiões da CNV estimadas no presente estudo cobrem aproximadamente 13.05% do genoma bovino e sobrepõem-se a 5.495 genes conhecidos que envolvem processos biológicos que poderiam estar envolvidos na adaptação ambiental da subespécie a áreas tropicais. O estudo de GWASss identificou 115 janelas que explicaram mais de 1% da variação genética aditiva para os 22 ácidos graxos estudados. A ident... (AU)

Processo FAPESP: 99/06928-6 - Demonstracao imunohistoquimica da resposta celular no sistema nervoso central de equinos experimentalmente infectados por trypanosoma evansi steel, 1985 (sarcomastigophora:trypanosomatidae).
Beneficiário:Karen Regina Lemos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado