Busca avançada
Ano de início
Entree


Ecologia trófica do caranguejo-uça,Ucides cordatus(Linnaeus, 1763), Ocypodidae e o fluxo de nutrientes em bosques de mangue, na região de Iguape(SP)

Texto completo
Autor(es):
Ronaldo Adriano Christofoletti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 127 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Data de defesa:
Membros da banca:
Lindsay Unno Gimenes; Eveline dos Santos Zanetti; Denise Calisto Bongalhardo; Ricardo José Garcia Pereira
Orientador: Orientador : Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Resumo

O Brasil é o país com a maior diversidade de psitacídeos do mundo, abrigando 72 espécies reconhecidas, com 16 espécies presentes no “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”. O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) se destaca por sua popularidade como animal de estimação, sendo coletado na natureza em grande número para atender ao mercado ilegal de animais silvestres. Sua reprodução em cativeiro pode se tornar uma ferramenta para a conservação das populações na natureza, porém isso exige uma criação baseada em conhecimentos científicos e técnicas avançadas de reprodução. Esta tese teve como objetivos apresentar o perfil anual endócrino dos esteroides sexuais do Amazona aestiva e realizar um ensaio de estímulo hormonal através da aplicação de análogo de GnRH de liberação lenta na espécie. Utilizamos 10 casais e 4 machos adultos da espécie Amazona aestiva mantidos em viveiros suspensos, pertencentes ao Criadouro da Brisa, situado Jaboticabal/SP. As excretas foram coletadas ao menos uma vez por semana entre junho de 2011 e julho de 2012 para entendimento dos processos endócrinos que regem a reprodução da espécie e entre agosto de 2012 e dezembro de 2012 no ensaio de estímulo hormonal. O monitoramento da atividade gonadal foi feita de forma não invasiva por mensuração de metabólitos de andrógenos nas excretas dos machos e de progestágenos nas excretas de fêmeas. Foram coletadas amostras frescas de excretas, sempre no período entre 14h as 17h, e mantidas congeladas até o processamento. As amostras foram secas em estufa a 57oC, trituradas e os hormônios extraídos utilizando metanol a 80%. A dosagem hormonal foi realizada no Laboratório de Endocrinologia do NUPECCE (Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos) utilizando ensaio imunoenzimático com o anticorpo para andrógenos e progestágenos. No ensaio de estimulo hormonal exógeno com analago de GnRH foi aplicado ... (AU)

Processo FAPESP: 02/11580-3 - Dieta do caranguejo-uçá Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) em Iguape (SP)
Beneficiário:Ronaldo Adriano Christofoletti
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado