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Implicações da formação continuada na prática pedagógica do (a) professor (a) no âmbito da cultura corporal do movimento

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Rossi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro).
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Maria Lombardi Daibem; Dijnane Fernanda Vedovatto Iza; Mariangela da Rosa Afonso; Luciene Ferreira da Silva
Orientador: Dagmar Cyntia Franca Hunger
Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar, por intermédio de um programa de formação continuada no âmbito da cultura corporal de movimento, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professoras no que diz respeito ao ensino dos conteúdos da área de Educação Física. A investigação, de natureza qualitativa, teve como referencial empírico um programa de formação continuada realizado por uma Universidade pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação do interior paulista. Ao longo de dois anos e meio o material empírico foi constituído com observações de campo do programa, análises documentais, questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos e observações da prática pedagógica de um grupo de professoras. Participaram da primeira etapa das coletas sessenta e dois professores(as) da rede de ensino com formação em Pedagogia ou Educação Física, sendo que o aprofundamento da investigação focalizou um grupo de catorze professoras Pedagogas e oito estudantes-monitores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física. Com fundamentação na análise de conteúdo, as considerações tecidas à luz da literatura revelaram que dentre as principais dificuldades dos professores(as) em relação a área da Educação Física predominou a falta de domínio dos conhecimentos específicos, procedimentos didático-pedagógicos e embasamento teórico, sendo que corresponde a esses fatores as suas expectativas de formação continuada. A partir da avaliação do programa, realizada pelas professoras, verificou-se uma composição multidimensional da satisfação, com destaque para o desenvolvimento da ação formativa na perspectiva da colaboração entre os sujeitos envolvidos. As possíveis mudanças na prática pedagógica, de acordo com as percepções das professoras, resultaram do aprofundamento dos conhecimentos acadêmico-científicos do... (AU)

Processo FAPESP: 10/12135-0 - AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ESCOLARES: análise da eficácia de um programa no âmbito da Cultura Corporal de Movimento
Beneficiário:Fernanda Rossi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado