Busca avançada
Ano de início
Entree


O paradoxo criador-criatura: o ator em treinamento

Autor(es):
Rodrigo Cardoso Scalari
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Matteo Bonfitto; Renato Ferracini; Rogério Adolfo de Moura
Orientador: Matteo Bonfitto
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Artes
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP; Biblioteca Digital da UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; T/UNICAMP; Sca42p; Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca do Instituto de Artes; T/UNICAMP; Sca42p
Resumo

Este trabalho visa tecer uma reflexão sobre o treinamento do ator encarando-o como um espaço privilegiado para a sua autocriação. Para isso, são realizados diálogos com os conceitos Autopoiese, de Humberto Maturana e Francisco Varela, Micropercepção (Pequenas Percepções), retomado de Gottfried Leibniz por José Gil , e com diversos pesquisadores da arte teatral tais como Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jerzy Grotowski e outros, na busca de um alargamento da compreensão do treinamento do ator e dos fenômenos decorrentes desta prática. Agrega-se à discussão teórica, um aporte prático, a partir da realização de um treinamento corpóreo-improvisacional conduzido por este pesquisador a um grupo de alunas da graduação em Artes Cênicas da Unicamp. Além de conversações com o arcabouço teórico desta pesquisa, a prática é aqui exposta e pensada a partir de percepções oriundas de um diário de bordo deste pesquisador, de diários das alunas envolvidas e vídeos de sessões do treinamento realizado. (AU)

Processo FAPESP: 08/01703-7 - O corpo-jogo do ator como sustentáculo do seu bios cênico
Beneficiário:Rodrigo Cardoso Scalari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado